Secretaria de Assistência Social realiza Arraial especial em Itapecuru Mirim

Arraial do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo do Centro de Referência da Assistência Social

A Prefeitura Municipal de Itapecuru Mirim, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou o arraial do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo do Centro de Referência da Assistência Social.

Durante a festa, aconteceu o batizado do Boizinho Sonho de Criança, que de maneira democrática, teve seu nome escolhido pelo público infantil.

Dentre as outras atrações que se apresentaram, destaque para a dança da melhor idade “Mistura de Ritmos” e a quadrilha Arrasta Pé do Sertão.

Presente no evento, a Secretária Municipal de Assistência Social Teresa Lauand desejou que todos se divirtam, prometeu mais ações junto aos equipamentos de assistência social, agradeceu a presença de todos, aos órgãos de apoio e a comunidade do bairro Torre, pela maneira com que tem recebido o CRAS e CREAS na região.

Prefeitura de Itapecuru promove oficinas de qualificação

A Prefeitura Municipal de Itapecuru Mirim, por meio das Secretarias de Saúde e da Mulher e Igualdade Racial, realizou a Oficina de Qualificação de Lideranças Quilombolas, Ribeirinhas, Extrativistas e de Profissionais da Saúde, que visa fortalecer os serviços da área e o movimento social.

A ação faz parte da Política Nacional de Educação Popular em Saúde, que propõe metodologias e tecnologias para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo ela uma prática voltada para a promoção, a proteção e a recuperação da saúde a partir do diálogo entre a diversidade de saberes, valorizando os mais populares, a ancestralidade, a produção de conhecimentos e a inserção destes no SUS.

As práticas e as metodologias da Educação Popular em Saúde possibilitam o encontro entre trabalhadores e usuários, entre as equipes de saúde e os espaços das práticas populares de cuidado, entre o cotidiano dos conselhos e dos movimentos populares, ressignificando saberes e práticas. São propostas ações em quatro eixos: participação, controle social e gestão participativa; cuidado em saúde; formação, comunicação e produção de conhecimento; intersetorialidade e diálogos multiculturais.

Além de profissionais da saúde, participaram representantes das comunidades quilombolas locais.

Povoado Felipa é beneficiado com Ônibus Escolar e recuperação da estrada.

O Prefeito de Itapecuru, Dr. Miguel Lauand (PRB), determinou, por meio da Secretaria de Educação, a entrega de um Ônibus Escolar que beneficiará a comunidade do Povoado Felipa. Participaram da solenidade de entrega, o Presidente da Câmara Carlos Junior, o vereador Neguinho da Saúde; o Secretário de Esporte e Lazer Zeca do PT, o Presidente da UNIQUITA Elias Belfort, superintendentes e técnicos da Secretaria da Educação e líderes quilombolas do município.

Com a ação, a prefeitura pretende fomentar a rede municipal de ensino e proporcionando aos alunos todos os benefícios que a classe estudantil precisa para aprimorar o aprendizado e o acesso a ele.

Além do Ônibus Escolar, o prefeito Miguel Lauand determinou, nessa quarta-feira a recuperação da estrada vicinal que liga o povoado.

De acordo com moradores locais, até dezembro, a estrada estava completamente abandonada, sem nenhuma condição de trafegabilidade.

“Aqui não tinha condições de passar nem carro, nem ônibus, a estrada estava completamente abandonada. Dr. Miguel veio aqui e garantiu que iria mudar nossa realidade, o que está acontecendo de verdade.” Avaliou o aposentado Sr. João Pedro.

Prefeitura de Itapecuru apresenta programa Negócio Certo Rural

A instalação da Sala do Empreendedor do Sebrae em Itapecuru Mirim já está dando resultados positivos no empreendedorismo local, e a Prefeitura Municipal está aderindo a todas as iniciativas de auxílio ao trabalhador.

Por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, aconteceu  nesta terça-feira (06) a apresentação do Negócio Certo Rural, que é um programa gratuito de capacitação em planejamento e administração de pequenos negócios rurais.

O programa auxilia os participantes tanto na melhoria de negócios existentes, como na implantação de novas atividades. O objetivo é estimular que os empreendedores rurais inovem em produtos e serviços já existentes nas propriedades e até mesmo na criação de novas oportunidades como, por exemplo, investir no turismo rural, um negócio estratégico para o campo.

Prefeito Dr. Miguel Lauand e o Diretor do Sebrae, João Martins, durante visita à Sala do Empreendedor.

Presente no evento, a Secretária de Assistência Social Teresa Lauand enfatizou a parceria como de suma importância e benéfica para o município, mas que não ficará só nisso, pois o afã da Prefeitura é de sempre correr atrás de mais programas e benefícios em prol do progresso de Itapecuru. Para ela, a iniciativa torna-se mais importante por estar sendo liderada por um filho da terra, o senhor Antonio Luis Batista de Figueiredo – Superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.

A capacitação da primeira turma terá início na próxima quinta-feira (08), e maiores informações poderão ser obtidas no local.

Dr. Miguel Lauand presta contas à população de Itapecuru Mirim.

O Prefeito de Itapecuru Mirim, Dr. Miguel Lauand (PRB), foi à Câmara de Vereadores nesta quarta-feira (31), apresentar a prestação de contas referente ao primeiro quadrimestre de 2017. Durante a audiência, Dr. Miguel, acompanhado do corpo técnico de secretários, apresentou relatório detalhado com o balanço fiscal e contábil, conforme determina a legislação.

Em discurso, Lauand falou da importância de manter a transparência junto com a população do município de Itapecuru, e relembrou o estado em que recebeu o a prefeitura. “Tentaremos colocar o trem nos trilhos, mesmo sendo difícil a curto e médio prazo. Queremos daqui pra frente, dias melhores”, afirmou o chefe do executivo municipal.

O prefeito esclareceu a população, que toda a divida herdada da gestão passada, que foram muitas, já foi negociada e parcelada em 120 meses, e que a equipe tem sido rigorosa para garantir com que os recursos sejam aplicados de maneira correta, e que os pagamentos sejam mantidos em dias.. “Trabalhamos meses no vermelho, mas estamos com compromissos assegurados e pagando em dia. O município clama por pessoas que querem trabalhar”, enfatizou Dr, Miguel.

Na área da assistência social, a secretária Teresa Lauand falou sobre a reativação dos conselhos, os serviços sócio-assistenciais, as adesões e ações do órgão gestor por meio do CRAS, CREAS, Central da Cidadania, dentre outros; além do reforço na proteção social básica, com o Programa Bolsa Família, o Programa de Atendimento Integral à Família e o Benefício de Prestação Continuada.

Teresa Barbosa Maciel (Landi), secretária municipal da Mulher e Igualdade Racial, falou do crescimento dos trabalhos junto às comunidades quilombolas, oriundo principalmente da reativação dessa pasta. Ela também ressaltou as ações do Dia Internacional da Mulher e os recentes seminários de combate à violência contra a mulher. A Rota Tingidor, ação recém-lançada, também esteve presente em suas palavras.

O secretário de Infraestrutura Mauro Henrique mostrou o grande número de escolas e pontes da zona rural que já foram recuperadas.

A audiência foi encerrada sob os aplausos do públicos presente, que aprovou todos os projetos apresentados e, sobretudo, a transparência da Prefeitura Municipal

Comunidade Quilombola de Itapecuru é beneficiada com mais de 700 atendimentos.

A Prefeitura Municipal de Itapecuru Mirim em parceria com a Secretaria de Estado da Igual Racial, Ses, Semu, Uniquita e Sedes , levaram para o Povoado Tingidor, a Caravana Maranhão Quilombola.

As atividades começaram na quinta-feira (25), e se estenderam até o sábado (27) quando foi realizada uma Audiência Pública com o propósito de levantar as principais demandas das comunidades Quilombolas. O documento, resultado da audiência será encaminhado ao Governador do Estado

Durante os três dias de ação, muita informação foi repassada as mulheres do campo, das florestas e das águas. No total, foram realizados mais de 700 atendimentos distribuídos entre os mais diversos serviços, como: Aferição de pressão arterial; Testes Glicêmicos; Testes rápidos de DSTs e Sífilis; Consultas Clínicas, Psicológicas e Psiquiátricas; Atendimentos de Nutrição e Enfermagem; Exames Preventivos; Palestra de saúde Bucal para crianças e adultos; Distribuição de medicamentos; Palestra de Enfrentamento a violência contra a mulher; Ouvidoria da Mulher; Escuta Qualificada; Roda de conversa com lideranças das associações Quilombolas; Entrega de Certificação Quilombola da Comunidade Tingidor; Escuta com Lideranças do Esporte; Aplicação de questionário Sócio Econômico da SEMUS; Vacinação e Palestra sobre álcool e drogas.

Região do Vale do Itapecuru e Baixo Parnaíba ganham consórcios intermunicipais.

Prefeitos dos municípios do Vale do Itapecuru e Baixo Parnaíba estiveram reunidos na cidade de Urbano Santos, nesta sexta-feira (26), para a criação dos Consórcios Públicos Intermunicipais de Desenvolvimento Regional CIDR VALE DO ITAPECURU e CIDR BAIXO PARNAÍBA. Os trabalhos tiveram a Coordenação do Secretário-Geral da Federação Maranhense dos Consórcios Públicos Intermunicipais (Femaci), Ronald Damasceno, e contou com as presenças do Diretor Executivo do Ministério do Turismo, Luis Vannucci.

Participaram da Assembleia, os municípios de Urbano Santos; Belágua; Vargem Grande; Itapecuru-mirim; Nina Rodrigues; Anapurus; Mata Roma; Chapadinha; Santana do Maranhão e Brejo.

Anfitriã da Assembléia, a prefeita de Urbano Santos, Iracema Vale, abriu os trabalhos agradecendo a todos os presentes pelo momento histórico para o seu município ao sediar um Encontro de Prefeitos comprometidos com o desenvolvimento de dois territórios de grande potencial para o Maranhão, assim como a presença do Ministério do Turismo, em uma demonstração de vontade política pela consolidação do Pólo Turístico da Balaiada. “Não tenho mais dúvidas que estamos no caminho certo e histórico para os nossos municípios”, enfatizou Iracema.

Durante os trabalhos, foi apresentada a proposta da Femaci para a Segurança Pública, pelo Consultor Delso de Jesus. Também houve a palestra do Diretor Executivo do MTUR, sobre “O Pólo Turístico da Balaiada no Contexto do Mapa Turístico do Brasil”. Na etapa final da Assembléia Geral Extraordinária, o secretário-geral da Femaci, Ronald Damasceno, relatou os trabalhos de Constituição dos Consórcios, iniciados em abril, durante Seminário de Sensibilização sobre Consórcios Públicos, em Vargem Grande. Ronald também apresentou as Leis que autorizam a criação dos consórcios, e iniciou o processo pela ratificação das diretorias executivas dos dois Consórcios, onde anunciou a decisão dos prefeitos presentes pela indicação da Prefeita de Urbano Santos, Iracema Vale, e da Prefeita de Anapurus, Wanderly, para a Presidência e Vice-Presidência do CIDR BAIXO PARNAÍBA, respectivamente; e do Prefeito de Vargem Grande, Carlinhos, e o prefeito de Nina Rodrigues, Rodrigo da Yara, para Presidente e Vice-presidente do CIDR VALE DO ITAPECURU.

O prefeito de Itapecuru Mirim, Dr. Miguel Lauand, já havia participado de encontro com Luís Vannucci, representante do Ministério do Turismo e com a equipe coordenada por Dr. Ronald Damasceno, que viabilizou a criação dos consórcios. Na oportunidade, o prefeito de Itapecuru afirmou que iria aderir ao consórcio.

Dr. Miguel Lauand anuncia ampliação do Hospital Adélio Matos Fonseca

O Prefeito Dr. Miguel Lauand (PRB) participou na última quarta-feira (17) de audiência pública, na Câmara Municipal de Vereadores, onde foi discutida a situação do Hospital Adélia Matos Fonseca. Pela manhã, o prefeito de Itapecuru esteve no Palácio dos Leões, em São Luís, onde garantiu junto ao Governador Flávio Dino (PCdoB),  que o hospital será ampliado e que todos os serviços de urgência e emergência do mesmo serão mantidos, inclusive os serviço de Tomografia e Ressonância magnética.

Dr. Miguel aproveitou a ocasião para prestar contas sobre a atual situação econômica do município. Segundo ele, Itapecuru vivia um verdadeiro caos – um dos piores do Estado.

Nesses mais de quatro meses de gestão, o gestor  foi de encontro a todos os órgãos em que a cidade era devedora, para resolver os débitos e limpar o nome do município.

O Prefeito anunciou uma série de ações que irão melhorar a vida dos munícipes

Cuidando das crianças e dos adolescentes

Na quinta-feira (18), foi realizada o encerramento da edição 2017 da campanha Faça Bonito – uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Itapecuru Mirim, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS).

Logo no início da manhã, estudantes, professores e diretores da rede municipal de ensino, junto com os servidores e parceiros da SEMAS, realizaram uma passeata pelas principais ruas da cidade, onde foi apresentado o objetivo do projeto, o combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes e as formas de denúncia junto aos órgãos competentes. Durante o trajeto, houve uma parada na Câmara Municipal, onde os participantes pediram que os vereadores instituam o dia municipal contra a exploração infanto-juvenil.

Na quadra poliesportiva do bairro Aviação, aconteceu uma cerimônia com apresentações artístico-culturais das escolas da rede municipal e de outros grupos locais.

A Secretária de Assistência Social Teresa Lauand agradeceu a todos os parceiros (CREAS, CRAS, CMDCA, Conselho Tutelar, Poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Civil, Brigada Militar, Defensoria Pública, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Secretaria de Cultura, Guarda Municipal, Pastoral da Criança) e ressaltou que o tema da campanha deste ano é “Faça Bonito além do 18 de maio”, afirmando assim que o trabalhos da secretaria na proteção de crianças e adolescentes será contínuo, ratificando todos os direitos que lhe são assistidos.

Itapecuru promove ação de combate à exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes.

A Prefeitura Municipal de Itapecuru Mirim, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou nesta segunda-feira (15), a abertura da jornada em combate à exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes. Diferentemente da maioria dos municípios, que adotaram o dia 18 de maio para a ação, o município de Itapecuru inovou, e batizou a campanha municipal de “Faça Bonito além do dia 18 de maio”, com quatro dias de intensa agenda voltada para o tema.

No inicio da manha, foi realizada panfletagem educativa em diversos pontos do município, e a tarde, no auditório da Unidade Regional de Saúde, aconteceu a abertura oficial da jornada.

Participaram do evento, o Prefeito Dr. Miguel Lauand (PRB), a Secretária Municipal de Assistência Social Tereza Lauand, os vereadores Carlos Junior e Enes Aguiar, as juízas Mirella Cezar de Freitas e Edeuly Maia Silva, a Promotora Flávia Valéria Nava, a Delegada da Mulher Tainara Mendes, dentre outros.

O Psicólogo Yuri Garcês apresentou o projeto Faça Bonito, enfatizando que a ação lembra o caso da garota Aracely, que em 1973, em Vitória (ES), foi sequestrada, espancada, drogada, estuprada e assassinada, tendo o seu corpo desfigurado com ácido. Os autores do crime não foram punidos, e o caso prescreveu. Após uma forte mobilização, foi aprovada a Lei Federal 9.970/2000, que instituiu a data de 18 de maio como o Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração de Crianças e Adolescentes.

A Secretária de Assistência Social, Teresa Lauand, parabenizou todo o corpo de servidores de sua pasta, enfatizando que o empenho deles foi fundamental na execução de mais uma ação do órgão. Teresa apresentou o tema do projeto para este ano: “Faça Bonito além do dia 18 de maio”.

“Haverá uma prática efetiva durante toda nossa gestão, pois, todo dia é dia de proteger crianças e adolescentes, através de todas as ações e utilizando as ferramentas que a secretaria dispõe para construir uma Itapecuru melhor.” Disse a secretária.

O Prefeito Dr. Miguel Lauand ressaltou a competência de todos os profissionais envolvidos na ação e pediu que os mesmos usem as qualidades de seus trabalhos para reerguer a cidade.

Lauand garantiu apoio a todas as ações e solicitou que outros órgãos também abracem essa causa, dessa forma, haverá uma celebrável melhora no combate à exploração e o abuso sexual de crianças e adolescentes.

O Projeto Faça Bonito continua nos dias 16 e 17 de maio com palestras em escolas da rede municipal de ensino, e seu encerramento será no dia 18, com uma grande passeata pela cidade e uma cerimônia artístico-cultural que será realizada na Quadra Poliesportiva da Aviação.

Dr. Miguel Lauand anuncia melhorias para o trânsito de Itapecuru.

O prefeito de Itapecuru Mirim, Dr. Miguel Lauand (PRB), e o presidente da Câmara Municipal, vereador Carlos Júnior (PTC), estiveram no Dnit – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes , em São Luís, onde participaram de reunião com técnicos do departamento. Na pauta, o prefeito levou demandas relacionadas ao trânsito na BR-222, rodovia federal que corta o município.

De acordo com Dr. Miguel, o trecho urbano cortado pela rodovia está sem sinalização, o que coloca em risco a vida dos pedestres que precisam usar a rodovia.

“Sabemos que a BR-222 é de competência do Governo Federal, mas como gestor responsável, precisamos provocar o órgão competente para que providências sejam tomas com urgência.” Avaliou o prefeito.

Dr. Miguel Lauand saiu satisfeito da reunião, e anunciou melhorias para o trânsito do município.

“Saímos da reunião com a garantia de que nossos pedidos serão atendidos, e ainda esta semana, técnicos do Dnit estarão em Itapecuru para avaliação técnica que resultará na implantação de redutores de velocidade no trecho entre o Conjunto Habitacional Benedito Buzar e a Ponte.” Anunciou.