Com 80% de aprovação em Itapecuru, Dr. Miguel Lauand receberá Medalha de Honra.

O Prefeito de Itapecuru Mirim, Dr. Miguel Lauand (PRB), foi indicado pelo Instituto Tiradentes para receber a Medalha de Honra “Alferes Tiradentes”. A solenidade acontecerá no próximo dia 29, durante o encerramento do 117º Seminário Brasileiro, que este ano acontecerá em Belém, no Estado do Pará, e reunirá autoridades de diversos municípios do Brasil.

A medalha é um reconhecimento pela excelente desempenho e aprovação da população do município, pelos primeiros 150 dias de gestão do prefeito.

O Instituto Tiradentes realizou, entre os dias 13 e 27 de julho, pesquisa para avaliar o desempenho do prefeito de Itapecuru Mirim, Dr. Miguel Laund (PRB), nos primeiros 150 dias de gestão. Segundo o levantamento, 80% da população aprova a forma como o prefeito vem administrando o município.

Segundo o levantamento, 53% consideram ótima a administração de Dr. Miguel;  27% avaliaram como bom; 11% consideraram regular, e apenas 9% responderam que acham que os primeiros 150 dias de gestão foram ruim.

Lauand é um dos prefeitos mais bem avaliados do Maranhão, e mesmo tendo recebido o município envolto em dividas e completamente abandonado, em pouco tempo conseguiu negociar as dividas deixadas pelo gestor passado, e tem mantido o ritmo de obras acelerado.

Dr. Miguel Lauand segue pavimentando ruas e reconstruindo Itapecuru Mirim

O prefeito de Itapecuru Mirim, Dr. Miguel Lauand (PRB), desde que assumiu a prefeitura, no início do ano, tem determinado aos seus secretários, ritmo acelerado para reconstruir o município, que durante os últimos anos ficou completamente abandonado pela gestão passada, vendo suas ruas e pontes sendo destruídas pela falta de manutenção.

No início do mês, foram realizados serviços de reconstrução da Galeria, que já havia passado por desobstrução.

A secretaria de obras também iniciou operação tapa-buracos e pavimentação de ruas, garantindo mais estrutura para a população do município.

Após anos de abandono, a Galeria foi desobstruída e reconstruída.

Nessa primeira etapa, foram incluídas no cronograma de pavimentação as Ruas Alarico Lima e Padre Possidônio Monteiro, no Bairro Piçarra, e a Rua José Domiciliano Siqueira, no Bairro Torre, que deve ser concluída ainda esta semana.

Também foram recuperadas pela operação tapa-buracos, diversas ruas que estavam em completo estado de destruição, entre elas, as ruas Coronel Catão, Abdala Buzar, Mariana Luz e  Avenidas Gomes de Sousa e Provessor Raimundo Nonato Ferraz.

Prefeitura de Itapecuru Mirim convida população para Audiência Pública de elaboração do PPA

O Prefeito de Itapecuru Mirim, Dr. Miguel Lauand (PRB), convida toda a população para participar da I Audiência Pública para elaboração do Plano Plurianual – PPA – que acontecerá nesta quinta-feira (24), às 9h, no Auditório do IPEM, localizado na Avenida Gomes de Sousa, no Centro do município.

A audiência deverá discutir as ações do executivo municipal para os próximos quatro anos, 2018/2021, conforme determina a legislação que trata da transparência e gestão fiscal, além de permitir que os participantes possam dar sugestões quanto à aplicação dos investimentos em obras que atendam às necessidades da população.

Segundo o prefeito do município, este é o momento oportuno para que as entidades representativas e a população em geral possa colaborar com a gestão, apresentando sugestões de ações que possam contribuir com o município.

Plano Plurianual – PPA

O Plano Plurianual está previsto no artigo 165 da Constituição Federal e estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelos Governos Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos. A Lei de Diretrizes Orçamentárias estabelece as metas e prioridades da administração pública municipal, e dispõe sobre critérios e normas que garantam o equilíbrio das receitas e despesas do Orçamento.

Prefeito de Itapecuru Mirim sanciona lei que cria o Consórcio da Balaiada.

O Prefeito de Itapecuru Mirim, Dr. Miguel Lauand (PRB), sancionou, durante audiência pública realizada na Câmara Municipal, na última sexta-feira (18), a lei nº 1390, que dispõe sobre a ratificação do protocolo de intenções com a finalidade de instituir o Consórcio da Balaiada. O evento contou com a participação da classe política do município, representantes da cultura regional, e membros da sociedade civil organizada

Dr Miguel classificou o momento como histórico, pois propicia o desenvolvimento de Itapecuru por meio do turismo e da cultura.

Ele se diz satisfeito com o engajamento dos prefeitos das cidades por onde a rebelião passou, de criar um pólo turístico que agrega valores ao segmento no estado do Maranhão, somando ao dinamismo social e econômico das cidades da regional.

Lauand aproveitou a oportunidade para agradecer a participação institucional do SEBRAE e parabenizou a coordenação do Projeto Balaiada. De acordo com o prefeito, Itapecuru está preparada para receber o consórcio, que será um diferencial para o progresso de nosso município.

O Consórcio será uma ferramenta a mais para o desenvolvimento regional do Vale Itapecuru e Baixo Parnaíba.

Durante a audiência, também foi criado o Parlamento Maranhense dos Consórcios Públicos Intermunicipais (Femaci), que será representado pelo Sr. Ronald Damasceno

Dr. Miguel Lauand participa da campanha de combate a corrupção.

O prefeito de Itapecuru Mirim, Dr. Miguel Lauand (PRB), participou da turma de capacitação promovida pelo Ministério Público na campanha de Combate a Corrupção.

O evento teve inicio nesta terça-feira, 01, na comarca de Itapecuru-Mirim, com mais uma etapa das ações previstas na Campanha do MPMA “Combate à corrupção: capacitando o cidadão”. O objetivo é orientar o cidadão sobre como fiscalizar o uso correto do dinheiro público no seu município e como denunciar as irregularidades que tomar conhecimento.

A Secretaria Municipal de Educação de Itapecuru vai escolher três escolas para trabalhar o tema relativo à corrupção, durante as aulas. Por isso, a promotora de justiça Flávia Valéria Nava Silva, da 1ª Vara da Comarca de Itapecuru Mirim, se reuniu com os professores dessas escolas para detalhar o projeto. Foi definida uma série de palestras nas escolas, em parceria com a 1ª Vara de Itapecuru, a serem realizadas entre os dias 7 e 10 de agosto. “A ideia é envolver e incentivar os alunos a pensarem de forma crítica, preparar esses jovens para o exercício pleno da cidadania”, informou a promotora Flávia Nava.

Nesta quarta-feira, 2, o auditor de contas Fábio Alex de Melo, do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) proferiu a palestra sobre “Diálogo de Cidadania: o papel do controlador social”. A população do município participou com perguntas e abordagens sobre controle e fiscalização social, além das responsabilidades que o cargo exige.

A palestra contou com a participação de representantes do Executivo e Legislativo; conselheiros municipais; e líderes das comunidades Santa Rosa, Canta Galo e Oiteiro dos Nogueiras.

Essa segunda parte da campanha englobou ainda uma capacitação feita em parceria com o Ministério Público de Contas do Maranhão e Tribunal de Contas do Estado, com os conselheiros municipais e líderes comunitários, para o funcionamento e exercício do controle social.

Nesta quinta-feira, às 9h, na Câmara de Vereadores está previsto o “Diálogo com a Câmara: prestação de contas e execução orçamentária, o papel da Câmara de Vereadores”, com orientações para a comunidade e vereadores sobre a adequada fiscalização da prestação de contas e do orçamento municipal. Os palestrantes serão Flávia Gonzalez Leite e Jairo Cavalcanti Vieira, ambos procuradores do Ministério Público de Contas do Maranhão.

A nova rodada de capacitação dos conselheiros e líderes ocorrerá na última semana do mês de outubro.

Secretaria de Assistência Social realiza Arraial especial em Itapecuru Mirim

Arraial do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo do Centro de Referência da Assistência Social

A Prefeitura Municipal de Itapecuru Mirim, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou o arraial do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo do Centro de Referência da Assistência Social.

Durante a festa, aconteceu o batizado do Boizinho Sonho de Criança, que de maneira democrática, teve seu nome escolhido pelo público infantil.

Dentre as outras atrações que se apresentaram, destaque para a dança da melhor idade “Mistura de Ritmos” e a quadrilha Arrasta Pé do Sertão.

Presente no evento, a Secretária Municipal de Assistência Social Teresa Lauand desejou que todos se divirtam, prometeu mais ações junto aos equipamentos de assistência social, agradeceu a presença de todos, aos órgãos de apoio e a comunidade do bairro Torre, pela maneira com que tem recebido o CRAS e CREAS na região.

Prefeitura de Itapecuru promove oficinas de qualificação

A Prefeitura Municipal de Itapecuru Mirim, por meio das Secretarias de Saúde e da Mulher e Igualdade Racial, realizou a Oficina de Qualificação de Lideranças Quilombolas, Ribeirinhas, Extrativistas e de Profissionais da Saúde, que visa fortalecer os serviços da área e o movimento social.

A ação faz parte da Política Nacional de Educação Popular em Saúde, que propõe metodologias e tecnologias para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo ela uma prática voltada para a promoção, a proteção e a recuperação da saúde a partir do diálogo entre a diversidade de saberes, valorizando os mais populares, a ancestralidade, a produção de conhecimentos e a inserção destes no SUS.

As práticas e as metodologias da Educação Popular em Saúde possibilitam o encontro entre trabalhadores e usuários, entre as equipes de saúde e os espaços das práticas populares de cuidado, entre o cotidiano dos conselhos e dos movimentos populares, ressignificando saberes e práticas. São propostas ações em quatro eixos: participação, controle social e gestão participativa; cuidado em saúde; formação, comunicação e produção de conhecimento; intersetorialidade e diálogos multiculturais.

Além de profissionais da saúde, participaram representantes das comunidades quilombolas locais.

Povoado Felipa é beneficiado com Ônibus Escolar e recuperação da estrada.

O Prefeito de Itapecuru, Dr. Miguel Lauand (PRB), determinou, por meio da Secretaria de Educação, a entrega de um Ônibus Escolar que beneficiará a comunidade do Povoado Felipa. Participaram da solenidade de entrega, o Presidente da Câmara Carlos Junior, o vereador Neguinho da Saúde; o Secretário de Esporte e Lazer Zeca do PT, o Presidente da UNIQUITA Elias Belfort, superintendentes e técnicos da Secretaria da Educação e líderes quilombolas do município.

Com a ação, a prefeitura pretende fomentar a rede municipal de ensino e proporcionando aos alunos todos os benefícios que a classe estudantil precisa para aprimorar o aprendizado e o acesso a ele.

Além do Ônibus Escolar, o prefeito Miguel Lauand determinou, nessa quarta-feira a recuperação da estrada vicinal que liga o povoado.

De acordo com moradores locais, até dezembro, a estrada estava completamente abandonada, sem nenhuma condição de trafegabilidade.

“Aqui não tinha condições de passar nem carro, nem ônibus, a estrada estava completamente abandonada. Dr. Miguel veio aqui e garantiu que iria mudar nossa realidade, o que está acontecendo de verdade.” Avaliou o aposentado Sr. João Pedro.

Prefeitura de Itapecuru apresenta programa Negócio Certo Rural

A instalação da Sala do Empreendedor do Sebrae em Itapecuru Mirim já está dando resultados positivos no empreendedorismo local, e a Prefeitura Municipal está aderindo a todas as iniciativas de auxílio ao trabalhador.

Por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, aconteceu  nesta terça-feira (06) a apresentação do Negócio Certo Rural, que é um programa gratuito de capacitação em planejamento e administração de pequenos negócios rurais.

O programa auxilia os participantes tanto na melhoria de negócios existentes, como na implantação de novas atividades. O objetivo é estimular que os empreendedores rurais inovem em produtos e serviços já existentes nas propriedades e até mesmo na criação de novas oportunidades como, por exemplo, investir no turismo rural, um negócio estratégico para o campo.

Prefeito Dr. Miguel Lauand e o Diretor do Sebrae, João Martins, durante visita à Sala do Empreendedor.

Presente no evento, a Secretária de Assistência Social Teresa Lauand enfatizou a parceria como de suma importância e benéfica para o município, mas que não ficará só nisso, pois o afã da Prefeitura é de sempre correr atrás de mais programas e benefícios em prol do progresso de Itapecuru. Para ela, a iniciativa torna-se mais importante por estar sendo liderada por um filho da terra, o senhor Antonio Luis Batista de Figueiredo – Superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.

A capacitação da primeira turma terá início na próxima quinta-feira (08), e maiores informações poderão ser obtidas no local.

Dr. Miguel Lauand presta contas à população de Itapecuru Mirim.

O Prefeito de Itapecuru Mirim, Dr. Miguel Lauand (PRB), foi à Câmara de Vereadores nesta quarta-feira (31), apresentar a prestação de contas referente ao primeiro quadrimestre de 2017. Durante a audiência, Dr. Miguel, acompanhado do corpo técnico de secretários, apresentou relatório detalhado com o balanço fiscal e contábil, conforme determina a legislação.

Em discurso, Lauand falou da importância de manter a transparência junto com a população do município de Itapecuru, e relembrou o estado em que recebeu o a prefeitura. “Tentaremos colocar o trem nos trilhos, mesmo sendo difícil a curto e médio prazo. Queremos daqui pra frente, dias melhores”, afirmou o chefe do executivo municipal.

O prefeito esclareceu a população, que toda a divida herdada da gestão passada, que foram muitas, já foi negociada e parcelada em 120 meses, e que a equipe tem sido rigorosa para garantir com que os recursos sejam aplicados de maneira correta, e que os pagamentos sejam mantidos em dias.. “Trabalhamos meses no vermelho, mas estamos com compromissos assegurados e pagando em dia. O município clama por pessoas que querem trabalhar”, enfatizou Dr, Miguel.

Na área da assistência social, a secretária Teresa Lauand falou sobre a reativação dos conselhos, os serviços sócio-assistenciais, as adesões e ações do órgão gestor por meio do CRAS, CREAS, Central da Cidadania, dentre outros; além do reforço na proteção social básica, com o Programa Bolsa Família, o Programa de Atendimento Integral à Família e o Benefício de Prestação Continuada.

Teresa Barbosa Maciel (Landi), secretária municipal da Mulher e Igualdade Racial, falou do crescimento dos trabalhos junto às comunidades quilombolas, oriundo principalmente da reativação dessa pasta. Ela também ressaltou as ações do Dia Internacional da Mulher e os recentes seminários de combate à violência contra a mulher. A Rota Tingidor, ação recém-lançada, também esteve presente em suas palavras.

O secretário de Infraestrutura Mauro Henrique mostrou o grande número de escolas e pontes da zona rural que já foram recuperadas.

A audiência foi encerrada sob os aplausos do públicos presente, que aprovou todos os projetos apresentados e, sobretudo, a transparência da Prefeitura Municipal