Prefeitura de Itapecuru Mirim intensifica recuperação de ruas.

Prefeito de Itapecuru Mirim acompanha de perto qualidade do asfalto aplicado na recuperação de ruas.

O prefeito de Itapecuru Mirim, Dr. Miguel Lauand (PRB), acompanhou de perto, na manha desta quarta-feira (12), o inicio dos trabalhos da operação tapa-buracos, que irá recuperar varias ruas do município. Como já é sua marca registrada, Lauand fiscalizou de perto a qualidade do asfalto aplicado e certificou-se, inloco, dos serviços prestados pela empresa vencedora da licitação.

A primeira rua a receber os serviços foi a Avenida Gomes de Sousa, importante via localizada no Centro de Itapecuru Mirim.

Seguindo o cronograma da Secretaria de Infraestrutura, a equipe deverá executar serviços de recuperação na Aviação, Torre e na Galeria.

“A falta de manutenção dessas ruas pela gestão passada comprometeu o asfalto em diversos pontos do município, acredito que com dedicação e compromisso, iremos recuperar várias vias importantes.” Destacou o Secretário Mauro Henrique.

Limpeza de galerias e esgotos

No inicio do mês, a prefeitura realizou a limpeza e desobstrução de esgotos e galerias, entre eles, pontos de esgotos da Rua 1º de Maio e a Galeria, localizada no bairro que leva o mesmo nome.

Dr. Miguel Lauand lamenta o falecimento do prefeito de Presidente Vargas, Herialdo Pelúcio.

Herialdo Pelúcio

O Prefeito de Itapecuru Mirim, Dr. Miguel Lauand (PRB), usou as redes sociais para emitir nota de pesar pelo falecimento do prefeito de Presidente Vargas, Herialdo Pelúcio (PCdoB).que morreu nesta quinta-feira (25), em São Luís, onde há seis meses lutava contra um câncer.

Amigo da família Lauand há muito tempo, o empresário e prefeito de Presidente Vargas deixou sua marca registrada em toda região. Em nota, Dr. Miguel lamentou o falecimento do amigo.

O Prefeito Municipal Dr. Miguel Lauand vem por meio desta, lamentar o falecimento do Prefeito de Presidente Vargas, Sr. Herialdo Pelúcio. Conhecido e admirado empresário da região, conseguiu deixar uma bela marca na política, apesar de pouco tempo à frente do Poder Executivo prevarguense. Itapecuru Mirim se solidariza com a população de nossa cidade vizinha e pede à Deus que conforte o coração da família do saudoso Prefeito.” Disse a nota.

Mesmo no feriadão do dia do trabalhador, Dr. Miguel Lauand não parou.

Até no feriado, o prefeito de Itapecuru segue trabalhando.

O prefeito de Itapecuru Mirim mostrou no inicio da semana, em pleno feriadão de primeiro de maio, que o lema da sua gestão é trabalho, seja qual for o dia. E foi exatamente no dia do trabalhador que Dr. Miguel Lauand (PRB) foi flagrado, junto com Mauro Henrique, secretário de Infraestrutura e Urbanismo  e os vereadores Enes Aguiar e Dênis Carvalho na Estrada do Tingidor, zona rural do município.

Dr. Miguel foi vistoriar as condições das pontes, e constatou o total abandono das estradas vicinais e pontes da zona rural do município deixado pela gestão passada.

A ponte fica localizada próximo ao povoado Alto da Esperança e liga vários povoados a sede do município.

No próprio local, o prefeito determinou a recuperação imediata da ponte e mostrou indignação com o abandono das estradas que servem como escoamento da produção agrícola do município.

“Não importa o dia, faço questão de acompanhar as ações da prefeitura de perto, para ter certeza que o trabalho será executado como a população espera. Hoje tirei o dia para vistoriar as situações das nossas estradas vicinais e lamentavelmente herdamos estragos deixados pela gestão passada. Mas vamos trabalhar com dedicação e devolver o orgulho à nossa população.” Disse o prefeito.

Dr. Miguel Lauand participa de seminário do Ministério Público contra a corrupção

O prefeito de Itapecuru Mirim, Dr. Miguel Lauand (PRB), participou na terça (25), no município de Morros, do Encontro Regional de Gestão Estratégica do Ministério Público contra a corrupçãoA iniciativa é resultado das ações propostas no planejamento estratégico do órgão. Percorrendo o estado, são realizados encontros com juristas, debates, seminários, entre outras atividades.

Durante o encontro, foi apresentado o Portal Anticorrupção, que, segundo representantes do Ministério Público, é uma iniciativa institucional e um instrumento de controle social das medidas preventivas dos atos de improbidade administrativa e corrupção na administração dos municípios maranhenses, além de ser um banco de dados para subsidiar e orientar a atuação judicial e extrajudicial dos órgãos de execução ministerial na área.

Diferentemente de ex-gestores do município de Itapecuru Mirim, que viraram alvo de ações propostas pelo Ministério Público,envolvendo corrupção, Dr. Miguel Laund esteve presente para aderir a força tarefa para combater atos ilegais.

Dr. Miguel se comprometeu a disponibilizar na plataforma de acesso livre, informações sobre as medidas previstas em lei para prevenir os atos de improbidade administrativa e a corrupção na administração dos municípios maranhenses, além de detalhar as ações do Ministério Público nesse sentido.

O prefeito de Itapecuru foi elogiado pela iniciativa, que demonstrou compromisso e lealdade com a cidade.

Flávio Dino e Dr. Miguel Lauand garantem benefícios para população de Itapecuru Mirim

O prefeito de Itapecuru Mirim, Dr. Miguel Lauand (PRB) e o Governador Flávio Dino (PCdoB), entregaram na tarde de ontem (02), um pacotão de ações que beneficiarão a população do município. Acompanhado de sua comitiva, Dino cumpriu agenda intensiva junto com o prefeito, e  garantiram várias ações que beneficiarão diversas áreas do município de Itapecuru Mirim.

Atendendo ao convite da juíza Dra. MIrella Cézar Freitas, Lauand iniciou o cortejo de benefícios levando o Governador para uma rápida visita à APAC – Associação de Proteção e Assistência aos Condenados. Lá, conheceram os trabalhos que são desenvolvidos pela instituição para garantir a ressocialização dos apenados.

Prefeito Dr. Miguel Lauand, Governador Flávio Dino, Secretária de Assistência Social Teresa Laund, Secretário de Estado Neto Evangelista e comitiva.

Em seguida, acompanhado da primeira-dama, a Secretária de Assistência Social Teresa Laund e do Secretário Estadual de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista, o prefeito e o governador inauguraram o CREAS e o CRAS, dois equipamentos públicos de extrema importância para famílias que vivem em situação de vulnerabilidade, além de outros serviços oferecidos na área de Assistência Social e Psicológica.

Logo após as inaugurações, Lauand e Dino seguiram rumo à Praça Gomes de Sousa, onde entregaram 13 maquinas agrícolas que beneficiarão comunidades onde são desenvolvidas ações da Agricultura Familiar, garantindo dessa forma, avanço e valorização para a economia local.

Festejado pela população presente e atendendo aos pedidos do prefeito Dr. Miguel Lauand, o governador Flávio Dino assinou ordem de serviço para reforma do Hospital Regional, que assim que for concluída, migrará de média, para alta complexidade, ampliando a oferta de procedimentos hospitalar.

Flávio Dino concluiu a visita ao município atendendo mais um pedido do prefeito,  e anunciou a garantia de recursos para o Mais Asfalto, programa que deverá beneficiar diversas ruas do município com recuperação e pavimentação asfáltica.

Com médico no comando da prefeitura, Itapecuru-Mirim passa a viver novo momento na área da saúde.

Prefeito Dr. Miguel Lauande

O município de Itapecuru-Mirim ainda vive a herança dos problemas deixados pela gestão desastrosa do ex-prefeito Magno Amorim (PPS). Mesmo tendo recebido mais de R$ 14 milhões em dezembro do ano passado, sendo eles, mais de R$ 704 mil reais em repasses do Governo Federal só para a saúde do município, Amorim deixou a prefeitura sem se preocupar com os salários dos servidores.

A situação era de total descaso, que sequer as informações do SIOPS – Sistema de Informação Sobre Orçamento Públicos em Saúde, referentes ao último bimestre, que deveriam ser entregues pelo ex-gestor, não foram informadas. E ainda, segundo informações do próprio Sistema, os exercícios de 2013 e 2014 não cumpriram o limite mínimo constitucional de investimento na saúde.

De acordo com a secretária municipal de saúde, Rita de Cássia Mendes Martins Silva, a Secretaria de Saúde foi entregue pela ex-gestão com muitas irregularidades e pouquíssimas informações, penalizando não só o servidor, mas principalmente a população que precisa desses serviços.

“Encontramos uma Secretaria com poucas informações e muitas irregularidades deixadas pela ex-gestão. Com a orientação do Prefeito Dr. Miguel Launde, vamos priorizar toda a modernização dessas informações, e garantir que daqui pra frente, Itapecuru-Mirim viverá um novo momento na área da saúde. “Disse a secretária.

Contrariando informações veiculadas em alguns blogs, a secretária também garantiu que a atualização do Cadastro do SIOPS já foi realizada, e que a nova gestão passará a alimentar o sistema daqui pra frente.

Novo momento para a saúde de Itapecuru

O prefeito atual, Dr. Miguel Lauande (PRB), já no primeiro dia de gestão, reuniu seus auxiliares e determinou: “a ordem é reorganizar a administração municipal, de forma que os pagamentos sejam efetuados em dia, e que seja garantida à população, os melhores serviços.”

Os primeiros sinais de mudança já começaram a aparecer, e no último dia 03, a prefeitura efetuou o pagamento dos servidores de saúde.

De acordo com a secretaria de saúde, os repasses federais previstos para cair em janeiro, atrasaram e somente no último dia 03 de fevereiro, com complemento de recurso, foi possível pagar os salários dos servidores da saúde referente ao mês de dezembro. A secretaria ainda garantiu que daqui pra frente a situação deve se normalizar e o pagamento de janeiro deve ser pago o mais breve possível.

Iniciando seu terceiro mandato, a expectativa da população é que Miguel Lauande devolva o orgulho dos moradores.

“Acessível e excelente administrador, já percebemos as mudanças em nossa cidade na primeira semana. Tenho certeza que em pouco tempo voltaremos a ter orgulho de nossa cidade.” Disse o comerciante Raimundo Nonato.