Prefeito Nagib entrega troféus na solenidade de premiação dos JECO’s 2017

O Ginásio Poliesportivo Carlos Fernando foi palco de mais um grande evento esportivo, com a solenidade de encerramento e entrega das premiações dos Jogos Escolares Codoenses (JECO’s) edição 2017, que aconteceu na noite de quinta-feira (22). O evento contou com a presença do Prefeito de Codó, Francisco Nagib, o Secretário de Governo João dos Plásticos, o Superintendente de Esportes, Goiabeira Júnior, o Presidente da Câmara, Expedito Carneiro, vereadores e demais autoridades do município.

Os Jogos Escolares Codoenses – JECO´S 2017 foram realizados durante quinze dias do mês de junho, envolvendo 37 escolas da rede publica e escolas particulares. “Foram dias de muita emoção e competitividade entre as escolas em todas as modalidades, mas a rivalidade era apenas dentro das quadras e nas pistas, prevalecendo o respeito entre todos e a vontade de fazer o melhor por sua escola. Mais uma vez toda a equipe organizadora os cerca de dois mil estudantes e atletas envolvidos”, disse o presidente da Câmara Expedito Carneiro.

O Superintendente de Esportes, Goiabeira Júnior, agradeceu a todos que contribuíram para realização de mais uma edição dos JECOS e falou da importância de continuar investindo no esporte codoense. “É uma grande festa do esporte e um palco para a revelação de nossos talentos jovens, nossos grandes valores criados em nosso município. Codó tem uma grande vocação natural para vários esportes. Nossa juventude está despontando e conseguindo importantes resultados em eventos em outros estados. A forma de incentivarmos é também realizar os JECOS da melhor maneira possível”.

Para o prefeito Nagib foi uma grande satisfação em realizar e prestigiar seu primeiro JECO’s como gestor. “É muito gratificante e uma grande emoção em nosso primeiro ano na prefeitura poder realizar um evento tão importante e que envolve tantos jovens. Prefeitura de Codó fará a entrega não só das medalhas e troféus aos campeões, mas também o reconhecimento do brilhante trabalho executado durante esses 15 dias. Os jogos proporcionam a integração dos alunos de todas as escolas públicas e privadas, além de contribuir para o desenvolvimento integral do aluno-atleta, estimulando o pleno exercício da cidadania através do esporte. Daqui sairão grandes talentos e valorosos cidadãos. Parabéns que eu Deus abençoe a todos”, concluiu.

A Escola Batista mais uma vez liderou o quadro de medalhas (34 medalhas de ouro/ 20 pratas/ 07 de bronze), seguido das escolas Matta Roma (16 medalhas de ouro/ 06 de prata e 03 de bronze), Ananias Murad (14 medalhas de ouro/15 de prata/12 de bronze), e IFMA (13 medalhas de ouro/10 de prata/07 de bronze).

Nagib ajuda aluna com dificuldades de visão a voltar a estudar com conforto

Na manha desta terça-feira (20) o prefeito de Codó, Francisco Nagib, teve um emocionante encontro com codoenses que solicitaram o seu apoio. O prefeito recebeu a vista da Merendeira do Mercado Central, Dona Maria de Sousa, e sua Neta, Lorena Conceição de Sousa. O encontro foi para agradecer a ajuda de Francisco Nagib pela doação de óculos para sua neta volta a estudar. Lorena tinha alto grau de miopia e astigmatismo e estava encontrando muitas dificuldades para ler e escrever, o que prejudicava seu desempenho escolar.

Nós o encontramos na feira, eu contei caso para ele e graças a Deus ele nos ajudou muito. Estamos muito felizes. Agradeço muito ao prefeito Nagib. Ele me prometeu que iria dar os óculos pra Lorena e agora ela vai poder voltar a estudar bem, enxergando melhor”, disse Dona Maria de Sousa.

Na ocasião, o prefeito Nagib ainda conversou com Lorena e a presenteou com um pequeno livro de cordel, que conta um pouco de sua história. O Prefeito ainda recebeu outra codoense, que tinha lhe pedido ajuda para trabalhar e poder empreender. Francisco Nagib doou um kit para serviços da manicure e pedicure para ajudar no trabalho da cidadã.

Nagib tem 45 dias para acabar com as escolas de taipa em Codó.

O Ministério Público do Maranhão firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), em 8 de junho, com o Município de Codó, para a reestruturação das escolas do município, especialmente as da zona rural, que não apresentam condições estruturais de funcionamento.

Pelo acordo, o Município deve, no prazo de 45 dias, interditar imediatamente as unidades escolares de taipa, com a relocação dos alunos para salas de aula com estrutura básica de alvenaria, com banheiros e bebedouros adequados.

A Prefeitura também deverá elaborar um cronograma para a realização da construção de escolas ou salas de aula adequadas, sendo especificados os prazos de início e final das obras de cada unidade. O prazo não poderá ultrapassar o início do ano letivo de 2018. O projeto deverá ser enviado para o Ministério Público do Maranhão no prazo de 30 dias.

Com base no cronograma, o Município fará a construção, reforma ou ampliação das estruturas das escolas, adequando-as às especificações definidas pelo Ministério da Educação e conselhos estadual e municipal de Educação. O relatório detalhado das etapas das obras deverá ser encaminhado trimestralmente ao MPMA.

Em caso de descumprimento, foi estabelecido o pagamento de multa diária no valor de R$ 2 mil.

Assinaram o acordo a promotora de justiça Linda Luz Matos Carvalho, o prefeito de Codó, Francisco Nagib Buzar de Oliveira, o procurador-geral do Município, Leandro Cavalcante de Carvalho, e a secretária municipal de Educação, Deuzimar Costa Serra.

IRREGULARIDADES

Entre as escolas municipais da zona rural, que apresentam estrutura irregular, estão Demerval Sales (povoado Lagoa dos Sales), São Raimundo (povoado Felicidade), Filomena Catarina Moreira (povoado Boi não Berra), Nossa Senhora da Penha (povoado Penha), Delfina dos Santos (povoado São Benedito do Mozart), Marcelino Mendes (povoado Recreio), Menino Jesus (povoado Poço do Boi), Santa Catarina (povoado Santo Antônio dos Alves) e a unidade Santa Joana localizada no povoado Centro dos Britos.

Os prédios foram vistoriados no período de 31 de maio a 1º de junho de 2017 pela equipe da 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Codó que constatou a precária estrutura das referidas escolas, sem condições necessárias para o aprendizado, sendo, em sua maioria, de taipa e desprovidas de higiene, conforto e estrutura.

O MPMA atestou que nas escolas de taipa, o chão é de terra batida, não há ventilação nas salas, existem carteiras e quadros danificados, e há presença de insetos. Já nas de alvenaria, foram atestadas rachaduras em várias paredes, banheiros sem água e com mau cheiro, lâmpadas e ventiladores queimados e ausência bebedouros.

A Promotoria considerou que a utilização dos espaços para a educação de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos constitui uma afronta ao princípio da dignidade da pessoa humana, na qual alunos e professores são submetidos à situação degradante.

Prefeito Nagib sanciona Lei que beneficia estudantes de qualquer orientação religiosa

O prefeito de Codó, Francisco Nagib, sancionou nesta segunda-feira (5) a Lei Nº 22/17, aprovada na 14ª Sessão Ordinária da câmara, que dispõe sobre a aplicação de provas e a atribuição de freqüência a alunos impossibilitados de comparecer à escola, por motivo de liberdade de consciência ou de crenças religiosas.

No artigo 1º da lei, é assegurado ao aluno, por motivo de liberdade de consciência ou de crença religiosa, requerer a instituição de ensino, em que esteja regularmente matriculado, seja ela pública ou privada, ou de qualquer nível de ensino, que lhes sejam aplicadas atividades escolares em dias não coincidentes com o período de guarda religiosa.

A Instituição de ensino fixará data alternativa para a realização da obrigação acadêmica, que deverá coincidir com o período ou turno que o estudante estiver matriculado.

No artigo 2º, poderá o estudante, pelos mesmos motivos previstos no artigo 1º da lei, requerer a instituição de ensino que, em substituição de sua presença em sala de aula e para fins de obtenção de freqüência, lhe seja assegurado que a presença lhe seja dada em aula a ser ministrada em outro dia e horário, apresentar trabalho escrito ou qualquer outra atividade de pesquisa acadêmica determinados pela instituição, observando os parâmetros curriculares e o plano de aula do dia de ausência do estudante.

É uma Lei que irá possibilitar aos alunos a garantia de presença nos dias em estiveram em guarda religiosa e realizarem suas atividades escolares, como trabalhos, testes e provas, em horários alternativos, estabelecidos pela própria instituição de ensino. Isso significa o respeito às tradições religiosas de determinadas orientações de fé, como a dos Adventistas, que não podem realizar atividades aos sábados”, explicou o prefeito Nagib.

Nagib participa da abertura do XXVIII Jogos Escolares Codoenses

O prefeito de Codó, Francisco Nagib, e autoridades municipais participaram da abertura oficial dos 28º Jogos Escolares Codoenses (JECOs), que aconteceu na última sexta-feira (2) no Ginásio de Esportes Carlos Fernando. Além do prefeito, estavam presentes secretários de governo, vereadores, coordenadores e gestores da educação, professores e os mais de dois mil alunos, que representavam as 37 escolas participantes.

A edição de 2017 dos Jogos Escolares Codoenses, a primeira realizada pelo governo Mais Avanço, Mais Conquistas, contará com 15 modalidades, dentre elas o futsal, futebol de campo, voleibol, handebol, basquete, Dama, xadrez, ciclismo, vôlei de praia, tênis de mesa, futebol de areia, atletismo e o jiu-jitsu.

O público lotou as arquibancadas do Ginásio de Esportes Carlos Fernandes para assistir a cerimônia de abertura dos jogos, onde viram a entrada das trinta e sete escolas da rede pública e particular de Codó. A atleta Laiana Timóteo dos Santos, aluna da Escola Batista, carregou a acendeu a tocha, e Milena Catarina realizou o juramento em nome dos atletas participantes.

A abertura e a entrada dos atletas emociona muito. Só quem participou ou participa dos Jogos Escolares pode descrever essa grande emoção. Eu participei por duas vezes, uma representando o complexo René Bayma e outra representando a Escola Agrotécnica, hoje IFMA. Nós sabemos da emoção e dos momentos maravilhosos que iremos levar pra vida toda. Esse ginásio lotada mostra que nosso juventude continua amante do esporte. Parabenizo a prefeitura municipal de Codó, em nome do Prefeito Nagib, toda a equipe responsável e aos mais de dois mil alunos atletas que irão participar”, declarou o Presidente da Câmara, Vereador Expedito Carneiro.

De acordo com o Superintendente Municipal de Esportes, Goiabeira Júnior, os jogos serão realizados entre os dias 02 e 16 de junho, contando com quatro ginásios a duas arenas. “Por determinação do Prefeito Nagib, foram três meses de planejamento, para que tudo fosse realizado com muita eficiência e conforto para os alunos. É uma festa do esporte, da educação, da juventude. Esporte é sempre a melhor porta de entrada para o desenvolvimento físico, mental e social de nossos jovens. Também é um momento pedagógico, de formação para essa faixa etária. Está tudo pronto para quinze dias de muita emoção e festa”.

Durante a cerimônia de abertura, o Prefeito Nagib interagiu com os atletas, incentivou e motivou os alunos de cada escola participante e falou da emoção de seu primeiro JECOS como gestor. “Nesta edição, a primeira de nossa administração, estamos batendo recordes de alunos inscritos e temos uma novidade: a inédita participação dos jovens mais do que especiais da Escola Lala Ramos, Pestalozzi. Quero parabenizar a todas as autoridades presentes, nossos professores e profissionais da educação, pais e alunos. Investir na educação é a melhor forma de também desenvolver a saúde, a educação e a segurança pública. Investir no esporte é acreditar na formação da grande geração de valores humanos que teremos em Codó. Que Deus abençoe a todos”, finalizou o prefeito.

Nagib presta contas dos primeiros quatro meses de gestão em Codó

Nesta terça-feira (30) o prefeito de Codó, Francisco Nagib, e seu secretariado realizaram a prestação de contas do governo municipal, relativa aos quatro primeiros meses do ano de 2017. O evento foi realizado na plenária da Câmara Municipal de Codó, na presença de vereadores e grande público.

Após chegar ao Palácio Antônio Joaquim, o prefeito Nagib foi ao gabinete do presidente da Câmara, Expedito Carneiro, com secretários e vereadores, e depois seguiu para plenária, dando início a audiência. Seguindo o artigo nono, do parágrafo quatro da Lei de Responsabilidade Fiscal, a equipe técnica do governo apresentou os relatórios de gestão fiscal e metas estabelecidas para o primeiro quadrimestre.

De acordo com as planilhas sobre a execução financeira, apresentadas pelo Contador Geral do Município, a atual gestão apresentou superávit primário entre janeiro e abril, com números bem superiores ao mesmo período do ano passado. “Nossos dados demonstram o reflexo e a certeza de que a atual gestão está muito atenta a situação econômica do país, se precavendo para ter superávit suficiente para cumprir suas obrigações”, afirmou o secretário de finanças, Ivaldo Silva.

Outras obrigações cumpridas, observadas nos índices apresentados pela administração municipal, foram relativas aos repasses feitos a saúde e educação. De acordo com os dados mostrados, os valores repassados as pastas superaram até mesmo o percentual mínimo que pede a Lei. “Além de cumprimos com a legislação, repassamos mais para as pastas da saúde e da educação”, complementou o secretário.

Secretarias demonstram suas ações

No segundo momento da audiência, as oito secretarias do governo municipal e o SAAE de Codó expuseram aos parlamentares e ao público as suas ações e realizações entres os meses de janeiro e maio de 2017. Para o presidente da Câmara Municipal, Expedito Carneiro, a audiência foi muito proveitosa. “Realmente tivemos uma tarde muito produtiva e muito importante para a população codoense, aonde o Executivo vem ao parlamento não só apresentar os números de seus primeiros meses de gestão, mas também mostrar o que essa execução financeira foi capaz de fazer, transformando recursos em bens sociais”.

Bastante satisfeito com o resultado da primeira prestação de contas com o povo de Codó, o prefeito Nagib agradeceu a presença e o interesse de todos em saber sobre as finanças e investimentos do município e os avanços sociais para o povo de Codó. “É um momento único, de democracia, que demonstra nossa preocupação em fazer cumprir a lei, mostrar nossas realizações, confirmar a transparência de nossa administração e nosso compromisso e respeito com a cidade pela população de Codó”.

Nagib anuncia ampliação na rede de abastecimento de água de Codó.

O prefeito de Codó, Francisco Nagib (PDT), anunciou que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), iniciou as obras de ampliação da rede de distribuição de água na sede do município. A intervenção de engenharia hidráulica foi iniciada na manhã do último sábado (20) e vai levar água de qualidade a milhares de codoenses.

Nesta quinta-feira (25) o prefeito Nagib visitou as obras de colocação das adutoras (tubulação de grande porte que transporta água) na Rua Projetada, Bairro São Pedro. Na ocasião, também estavam presentes o diretor do SAAE, Evimar Barbosa e vereadores.

Tendo como foco a universalização do abastecimento de água do município de Codó, o prefeito Nagib determinou que o SAAE alugasse uma retroescavadeira para que sejam implantados cerca de cinco quilômetros de rede de distribuição de água por toda a cidade. Esta ação do SAAE visa a ampliação da rede de distribuição de água da sede do município, o que significa Mais Avanços e Mais Conquistas no saneamento básico municipal”. Disse o diretor Evimar Barbosa.

Com cerca de cinco quilômetros de extensão, a primeira fase das obras, orçada em R$ 94.500,00 (Noventa e quatro mil e quinhentos reais) chegará aos bairros São Pedro, Santo Antônio, Nova Jerusalém e a região da Trizidela, beneficiando milhares de codoenses. “Melhorar o abastecimento e levar água com qualidade para as famílias é o objetivo do prefeito Nagib. Por isso fez questão de acompanhar in loco os serviços, acompanhado de vereadores e dos diretores do Saae”, comentou o vereador Leonel Filho.

Os moradores aprovaram a iniciativa do governo e retomaram as esperanças no fornecimento de água oferecido pelo SAAE. Seguindo o cronograma, o prefeito Nagib pretende garantir o fornecimento de água regular às famílias até o final do semestre. “Esta primeira fase do projeto já irá ampliar a rede de abastecimento em quatro grandes bairros, beneficiando milhares de pessoas. O SAAE está trabalhando em todas as frentes para dar os codoenses um serviço de qualidade e referência em nosso estado. Muito já realizamos, mas ainda há muito a fazer. A cidade cresceu, os bairros cresceram e temos que acompanhar a demanda de nosso povo”, afirmou o prefeito Nagib.

Além das obras da primeira fase de ampliação da rede de abastecimento, o SAAE de Codó ainda investe em outras frentes, como na recuperação das tampas dos (PVs )Poços de Visita e na instalação de aparelhos modernos como Soft start, que permite a partida e desligamento suave das bombas, resultando na melhor proteção e preservação do equipamento, o aumento de sua vida útil e a redução do consumo de energia. O treinamento já foi passado por técnicos de São Luís aos eletricistas responsáveis e o Soft Start já foi colocado nas bombas dos poços P-8 e P-9, no bairro São Francisco.

Nagib entrega o CRAS do Bairro Codó Novo

O prefeito de Codó, Francisco Nagib (PDT) iniciou a semana entregando para a comunidade o novo espaço do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Codó Novo. Participaram da reinauguração secretários municipais, entre eles ,a de desenvolvimento social, a primeira dama, Agnes Oliveira, representantes da sociedade civil, vereadores, assistentes sociais, e o prefeito Nagib, que desde o início a sua gestão vem reformando e ativando todos os serviços da política de assistência social.

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é o sistema governamental responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social. Esta aqui do Codó novo irá atender famílias de cinco bairros. Estamos muito felizes em entregar este amplo e bonito espaço para toda comunidade”, explicou Agnes Oliveira, Secretária de Desenvolvimento Social, do Direito da Mulher, da Segurança Alimentar e Igualdade Racial.

Localizado na Rua Francisco Bernardino, o CRAS Codó Novo também será referência para os bairros como; São Sebastião, Santa Teresinha, Nova Jerusalém, e Residencial Santa Rita. A frente do serviço, a Coordenadora do Cras Codó Novo, Poliana Rodrigues, falou de todos os atendimentos que vão estar disposição da comunidade. “O principal serviço ofertado pelo Cras é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif). Dentre os objetivos desse serviço estão a prevenção da ruptura dos vínculos familiares e comunitários, a promoção de ganhos sociais e materiais das famílias e o acesso a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais”.

O novo CRAS do Codó conta com espaço amplo, confortável e bem localizado, o que possibilita a realização de todos os atendimentos com a qualidade que os usuários necessitam. “Além de ofertar serviços e ações de proteção básica, o Cras possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos”, informou Rosa Vasconcelos, Diretora da Proteção Básica.

Com a entrega de mais um Centro de Referência, o prefeito Nagib passa ampliar o acesso a programas e benefícios da proteção básica as famílias e grupos em situação de risco e vulnerabilidade social. “Por meio do Cras, as famílias em situação de extrema pobreza passam a ter acesso a serviços como cadastramento e acompanhamento em programas de transferência de renda, recebimento de cestas básicas, atividades dedicada ao público infantil, adolescente e aos idosos também. Por isso é com muita alegria que estamos reinaugurando toda a nossa rede da assistência social em Codó”, finalizou o prefeito.

Cuidadoso, Nagib fiscaliza qualidade do asfalto aplicado nas ruas de Codó.

O prefeito de Codó, Francisco Nagib (PDT), acompanhou de perto a qualidade do serviço de tapa-buracos executado nas ruas do município. A iniciativa surpreendeu alguns moradores que aprovaram a forma responsável como Nagib vem cuidando da cidade.

 “É bom encontrar o Prefeito Nagib bem aqui no meio da obra. Foi bom falar com ele e dizer o que estamos precisando.Eu aprovo!”, disse uma moradora.

Os serviços de tapa buracos foram iniciados nesta terca-feira (9), e de acordo com o secretário Roberto Albuquerque, a prefeitura está colocando brita e o asfalto nos pontos mais precários com recursos próprios. “A determinação do prefeito é que aproveitemos os dias sem chuva para recuperar todas as ruas da cidade. O trabalho começa hoje e não vai parar”.

Nagib garantiu que mesmo sem ajuda do Governo do Estado ou da União, iniciou os serviços usando recursos próprios do município

 “O período chuvoso foi muito abundante. Dessa forma o volume de água danificou muito nossas ruas e avenidas. Mesmo sem convênios com o Estado ou da União iremos usar nossos próprios recursos e deixar nossas vias em melhores condições de trafegabilidade”, garantiu o prefeito Nagib.

Prefeito Nagib distribui quatro toneladas de sementes para agricultores de Codó.

A prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, em parceria com o Programa Mais Sementes, governo do Estado, iniciou a entrega de quatro toneladas de sementes de feijão para produtores da agricultura familiar em Codó. O início da distribuição foi na manhã desta terça-feira (18) na sede da Associação Comercial. O prefeito Francisco Nagib e o Secretário Municipal de Agricultura, Araújo Neto, fizeram questão de entregar pessoalmente as sacas de sementes de feijão aos agricultores.

De acordo com o Araújo Neto, a parceria entre Município de Codó e Governo do Estado tem sido muito importante para a agricultura de Codó. “Já realizamos a distribuição do arroz e do milho. Agora estamos passando aos agricultores as sementes de feijão, para que os pequenos produtores possam aproveitar esse final de inverno, fazer o plantio e ter ganhos de produção em 2017. Estamos muito otimistas com as perspectivas de aumento da produtividade e de área plantada para o ano que vem também”, explicou o secretário.

Desenvolver o potencial agrícola

Além da distribuição de sementes, a parceria ainda está trazendo outros benefícios para o trabalhador rural, como a mecanização de corte de área de plantio, assistência técnica para o aumento de produção por hectare plantado. “Os produtores da agricultura familiar e pequenos produtores que estão recebendo as sementes também poderão contar com a ajuda das patrulhas mecanizadas, para o corte e preparo do campo, e a assistência técnica e capacitação, para melhor manejo da terra. Assim aumentaremos a nossa área plantada e a produção por hectare”, complementou Araújo Neto.

Para o prefeito Francisco Nagib, o trabalho está apenas começando e as perspectivas para a agricultura codoense são as melhores. “Temos a certeza de um projeto sólido para o desenvolvimento de nossa agricultura. Temos muita terra fértil, gente trabalhadora e uma gestão que está disposta a dar toda a estrutura para uma grande produção em nosso campo. Nossas parcerias com o Governo do estado irão aumentar a nossa produtividade, combatendo a pobreza e gerando renda. Vamos aproveitar toda a nossa vocação de bons produtores e provar que nossa agricultura nunca foi tão forte”.

A Secretaria de Agricultura ainda informou que os agricultores que quiserem aderir ao Mais Semente devem se dirigir a sede da secretaria e se cadastrar no programa.