Prefeito Nagib e representantes da ANCINE visitam área onde funcionará o complexo cinematográfico de Codó

O Prefeito do município de Codó, Francisco Nagib (PDT), acompanhado do Secretário de Estado da Cultura e Turismo, João Paulo, e representantes da Agência Nacional de Cinemas visitaram o local onde funcionará o complexo cinematográfico, na área da antiga fábrica de tecidos, localizada no Bairro São Sebastião. Também estava presentes o Coordenador da Juventude de Codó Valdecir Júnior e representantes do Legislativo.

De acordo com o Coordenador da Juventude de Codó Valdecir Júnior, o início das obras está previsto para final de Setembro e a entrega em Abril de 2018. “Recebemos a equipe técnica da Ancine para vistoriar a are do futuro complexo cinematográfico. Um empreendimento no valor de quatro milhões de reais, que será uma obra de muito valor para sociedade e juventude, que terão mais uma opção de lazer”.

Dos municípios de todo país que se candidataram a receber, por meio de chamada pública, apenas três foram contemplados no Estado do Maranhão. A Secretária de Governo do Município de Codó, por meio do Departamento de Juventude, elaborou o projeto e conseguiu o investimento, que será de dois milhões e oitocentos mil do Governo Federal e um milhão e duzentos mil do Governo do Maranhão.

Serão duas salas de exibição, com tecnologia 4D, um prédio anexo para vídeo conferência, estacionamento e área de alimentação. As obras já começam no fim de setembro e ano que vem estaremos entregando este grande investimento para nossa sociedade. Sem duvida uma grande conquista para nossa cidade e para todos os codoenses”, concluiu o prefeito Nagib.

Codó: Nagib sanciona lei que torna obrigatório a presença de bombeiro civil em grandes eventos.

Com a nova Lei, mais postos de trabalhos serão criados para a categoria.

O Prefeito de Codó, Francisco Nagib, sancionou nesta quinta-feira (24) o Projeto de Lei nº 23/17, que regulariza a contratação e atividades dos bombeiros civis no município. Pela Lei, fica a obrigatoriedade de contratação desses profissionais para eventos onde haja grande circulação de pessoas. A medida foi uma promessa de campanha do Prefeito Nagib e que agora começa a valer.

É uma alegria e uma satisfação muito grande reconhecer todos os direitos dessa classe de trabalhadores que presta um serviço em favor da vida e tão valoroso pra nossa sociedade. Eles nos procuraram na câmara, encaminhamos a situação ao Executivo. O prefeito Nagib tomou as providências, nós parlamentares aprovamos o Projeto de Lei e hoje celebramos a concretização de mais esse avanço para nosso município”, comentou o Líder do Governo na Câmara, vereador Leonel Filho.

Os bombeiros também tiveram o apoio do Poder Legislativo do Município, que sempre receberam e atenderam a classe de forma positiva e democrática. Na luta regularização de sua atividade no município de Codó, a classe sempre pôde contar com os parlamentares. “Foi um processo rápido, em que aprovamos o Projeto e prontamente virou Lei Municipal pelas mãos do Prefeito Nagib, pois o governo entende o valor desses profissionais e a necessidade de seu apoio às forças de segurança em Codó, além no combate ao fogo e outras emergências”, disso o vereador Delegado Rômulo.

Além do Prefeito Nagib, participaram da solenidade o líder do governo na câmara, vereador Leonel Filho, os vereadores Delegado Rômulo, Valdeck Frota, Milson e Junior Oliveira e o ex-prefeito de Codó, Zito Rolim que parabenizou o gestor municipal. “Considero um marco para nossa cidade, pois regulariza a função desses jovens profissionais e cria mais postos de trabalho. O prefeito Nagib detectou a necessidade de regularizar a situação da classe e oportunizar trabalho a esses jovens, além da demanda pelo serviço, que é vital para a proteção da nossa população”.

O comandante dos Bombeiros Civis, Leandro Viana, agradeceu ao poder público pela conquista da classe. “Mais uma vez a união fez a força. Recebemos toda a atenção do Legislativo, que aprovou o projeto e agora o prefeito Nagib tornou Lei. Quem sai ganhando é a população de Codó, que poderá sempre contar com nossa luta e nossos serviços

Hoje a classe dos bombeiros civis está sendo oficializada e regularizada a sua atuação por Lei Municipal. Isso é muito importante e tem muito significado para todos nós. Ao mesmo tempo regulariza a atividade desses profissionais, cria muitas oportunidades de trabalho para esses jovens e permite que nossa população tenha mais essa proteção e serviços para sua disposição. E este ato no meu gabinete, onde recebo a população, é para celebrar mais esse avanço e conquista para Codó”, finalizou o prefeito Nagib.

Prefeito Nagib participa da Caravana para o Desenvolvimento Empresarial em Codó

O Prefeito de Codó, Francisco Nagib participou terça-feira (8) da Décima Edição da Caravana para o Desenvolvimento Empresarial. Vinte cidades foram escolhidas como sedes para realizar o evento, que tem duração de dois dias e visa uma série de negócios com fins a estimular empresariado maranhense. Em Codó, a primeira reunião aconteceu no Auditório da CDL e contou com a presença de secretários, vereadores e empresários locais. A noite, autoridades municipais, estaduais e empresários se reuniram no auditório da UFMA para a abertura oficial do evento.

Promovido pelo Governo do Estado, em parceria com a prefeitura de Codó, o projeto tem como objetivo estreitar a relação do empresariado com a gestão, apresentando programas de Governo e beneficiando o segmento com inúmeros serviços. “A Caravana para o Desenvolvimento empresarial tem como objetivo atuar em conjunto com empreendedores para dialogar, divulgar as ações pelo Governo do Estado, prestar serviços e atendimentos especializados, estimulando o comércio local e promovendo o desenvolvimento da região”. Comentou Marcelus Ribeiro, Secretário de Estado da Fazenda.

Acesso ao crédito

Dando início aos trabalhos das Caravana, foi apresentado um painel de ações governamentais para estimular o comercio local. Em Codó a caravana será realizada nos dias 9, 10 e 11, com a prestação de serviços, oficina de Gestão Empresarial. Dentre as novidades do evento em Codó, os empresários tiveram acesso ao programa Juros Zero, sobre concessão de créditos a juros baixos, subsidiado pelo Estado. “O Maranhão Juros Zero é onde a gestão convenia com entidade financeira, no caso Banco do Brasil, para conceder crédito de até R$ 20 mil reais sem juros”, explicou o presidente da Jucema, Sérgio Sombra.

Principal parceiro da caravana para o desenvolvimento empresarial no município, o prefeito Nagib agradeceu ao governador Flávio Dino por ter escolhido Codó como uma das cidades sedes para o evento. “O Governador sabe que Codó tem vocação natural para o empreendedorismo e grande potencial para se tornar um pólo industrial. Codó fica orgulhosa por sediar um evento dessa envergadura, que teve ampla participação dos empresários e que ajudou a aproximar o poder público de entidades de classes como: Clube de Diretores Lojistas (CDL), Associação Comercial, e outros seguimentos”, finalizou.

Prefeito Nagib e Governador Flávio Dino assinam importantes obras e investimentos para Codó

O Governador do Estado do Maranhão, Flávio Dino, o Deputado Federal, Weverton Rocha e o Prefeito de Codó, Francisco Nagib, iniciaram a agenda de visitas em Codó no fim da manhã desta quarta-feira (26). O primeiro encontro aconteceu na Associação dos Pequenos Produtores do Campo Agrícola da Vila Fomento, local onde foram investidos quase R$300.00,00 (trezentos mil reais) para melhorar a estrutura e dar mais condição de trabalho aos agricultores. Logo após, a comitiva partiu para conhecer o local onde funcionará o Parque Ambiental da Trizidela.

Almoço com todos

O almoço foi servido ao governador, seu secretariado e toda a sua equipe de apoio na residência do empresário Francisco Carlos de Oliveira. Ao lado do prefeito Nagib, do ex-prefeito Zito Rolim, do Deputado Federal Weverton Rocha, autoridades locais e mais de trezentos convidados, o governador Flávio Dino fez questão de almoçar ao lado de todos e ainda parou para conversar com várias lideranças comunitárias, presidentes de associações, representantes do movimento estudantil e da sociedade civil organizada.

Pacote de investimentos para Codó

Após o almoço, o governador visitou a região do Mercado Central de Codó, onde as obras do programa Mais Asfalto/Codó Trafegável colocavam a nova pavimentação da região. Encerrando a programação, o governador Flávio Dino, Prefeito Nagib e autoridades foram até a Praça Palmério Cantanhede, ao lado da Igreja de São Sebastião, para anunciar e assinar as ordens de serviços de importantes obras para o município.

Dentre a série de ações para a cidade de Codó, o governador Flávio Dino e o prefeito Nagib assinaram as ordens de serviço de construção do Parque Ambiental da Trizidela, do convênio para ações de melhorias do Restaurante Popular, que terá a capacidade de atendimento ampliada para mil refeições, das obras de recuperação do trecho da MA-026, que liga o Km 17 ao Triângulo, e para as obras da total revitalização da Praça Palmério Cantanhede, ao lado da Igreja São Sebastião.

Na ocasião as autoridades ainda anunciaram instalação de Sistemas de Abastecimento de Água nos povoados Montevidéu e Sabiazal, beneficiando cerca de 303 famílias, fizeram a entrega simbólica dos 9,4 mil uniformes para a comunidade estudantil de sete escolas da rede estadual e de kits do projeto ‘Quintais Produtivos’, para os produtores rurais, sendo de irrigação para a Associação do Movimento Interestadual das Quebradeiras (MIQCB) e de insumos para duas outras associações, contendo 21 ferramentas agrícolas.

União é a palavra de ordem

Em seu discurso, o prefeito Nagib agradeceu a parceria do Governo do Estado e declarou que a população codoense continua contando com o apoio do governador Flávio Dino e seus secretários. “São expressivos e importantes os investimentos que nossa cidade recebeu por meio das parcerias com o Governo do Estado. As melhorias são nitidamente observadas por toda nossa população. Os programas sociais são colocados em prática e as políticas públicas estão chegando a todas as frentes de atuação do governo municipal. Tenho a certeza que muito ainda está por vir”.

O governador agradeceu toda a hospitalidade e carinho da população codoense, destacou os duzentos dias de trabalho do prefeito Francisco Nagib e declarou que Codó pode esperar por muito mais investimentos e muita união entre o Governo do Maranhão e a prefeitura de Codó. “Não tenho dúvidas que a cidade de Codó passa por um período de florescimento político, pois conta com um jovem gestor que em poucos meses já realizou tanto. Tenham a certeza que a população de Codó poderá contar com os investimentos do governo do Maranhão”.

Prefeitura de Codó inicia capacitação para merendeiras

A prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Educação e o Departamento de Alimentação Escolar, está realizando a 1ª Capacitação de Merendeiras do governo Mais Avanço, Mais Conquista. O evento acontece entre os dias 25 e 27 de julho, na Escola Modelo Remy Archer. Na abertura da capacitação estavam presentes o Secretário Municipal de Agricultura, Araújo Neto, a Coordenadora da Alimentação Escolar, Mary Araújo e o prefeito de Codó, Francisco Nagib.

A Capacitação de Merendeiras tem como objetivo aperfeiçoar e qualificar com rigor o trabalho dos profissionais e colaboradores com conhecimentos técnicos específicos, além do atendimento as exigências das legislações vigentes de alimentos. O treinamento também adota medidas preventivas e corretivas e estabelece a prática de boas condutas, como controle, organização e limpeza, higienização dos alimentos, o que proporciona a obtenção e manipulação de alimentos com mais segurança a qualidade da merenda distribuída nas escolas.

Bem atentas para entender o conteúdo do programa e dar a sua contribuição para melhorar a alimentação escolar em Codó, as 120 merendeiras presentes se sentiram motivadas para começar atuar de forma mais eficaz e atender todas as necessidades dos estudantes. A programação do curso irá tratar de temas como contaminação de alimentos, métodos de armazenamento e manipulação e conservação dos gêneros alimentícios, higiene pessoal e ambiental e nutrição

Para o Prefeito Nagib, buscar o padrão de excelência na alimentação escolar é imprescindível para a melhor formação dos estudantes. “Estamos iniciando um trabalho de capacitação e treinamento dos profissionais que cuidam da alimentação de nossas crianças e adolescentes nas escolas. Com uma boa alimentação, a capacidade de assimilar conhecimento aumenta muito, proporcionando saúde e mais educação. A nutrição saudável e dentro dos padrões de higiene e qualidade precisa estar presente merenda de nossas crianças todos os dias”, preconizou o prefeito.

Prefeito de Codó, Francisco Nagib, assina termo de adesão do selo UNICEF

Esta semana o prefeito de Codó, Francisco Nagib, assinou o Termo de Adesão do Selo UNICEF/Município Aprovado, edição 2017/2020. O ato aconteceu no gabinete do prefeito, onde se fizeram presentes também secretários municipais, o presidente do conselho municipal de direitos da criança e adolescente, Sebastião Celso e representes da sociedade civil organizada.

Na ocasião foram apresentados os representantes do Selo em Codó, como o articulador do Selo UNICEF, Manoel Júnior e Valcy Júnior, o mobilizador de adolescentes e Jovens. Na reunião foram colocados os desafios e estratégias que o governo terá para melhorar os indicadores sociais nas áreas da saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes no município de Codó.

Codó já foi reconhecida quatro vezes pelo Fundo das Nações Unidas como a uma das cidades que mais reduziu as desigualdades socais, garantindo direitos às crianças e adolescência. Nesta 5ª adesão, o prefeito Francisco Nagib espera avançou muito mais.

Estamos fazendo a adesão, com o objetivo de alcançarmos a aprovação pela quinta vez, pois iremos continuar trabalhando pela diminuição de indicadores negativos. Para isso existe o Selo Unicef e aqueles que formam a rede de parceiros que o desenvolve, para sempre estarmos na luta  pela diminuição da mortalidade infantil e condições de vulnerabilidade de nossas crianças e nossas jovens. E nossas vitórias virão com muito trabalho, sobretudo educativo”, disse o prefeito.

Prefeito Nagib entrega troféus na solenidade de premiação dos JECO’s 2017

O Ginásio Poliesportivo Carlos Fernando foi palco de mais um grande evento esportivo, com a solenidade de encerramento e entrega das premiações dos Jogos Escolares Codoenses (JECO’s) edição 2017, que aconteceu na noite de quinta-feira (22). O evento contou com a presença do Prefeito de Codó, Francisco Nagib, o Secretário de Governo João dos Plásticos, o Superintendente de Esportes, Goiabeira Júnior, o Presidente da Câmara, Expedito Carneiro, vereadores e demais autoridades do município.

Os Jogos Escolares Codoenses – JECO´S 2017 foram realizados durante quinze dias do mês de junho, envolvendo 37 escolas da rede publica e escolas particulares. “Foram dias de muita emoção e competitividade entre as escolas em todas as modalidades, mas a rivalidade era apenas dentro das quadras e nas pistas, prevalecendo o respeito entre todos e a vontade de fazer o melhor por sua escola. Mais uma vez toda a equipe organizadora os cerca de dois mil estudantes e atletas envolvidos”, disse o presidente da Câmara Expedito Carneiro.

O Superintendente de Esportes, Goiabeira Júnior, agradeceu a todos que contribuíram para realização de mais uma edição dos JECOS e falou da importância de continuar investindo no esporte codoense. “É uma grande festa do esporte e um palco para a revelação de nossos talentos jovens, nossos grandes valores criados em nosso município. Codó tem uma grande vocação natural para vários esportes. Nossa juventude está despontando e conseguindo importantes resultados em eventos em outros estados. A forma de incentivarmos é também realizar os JECOS da melhor maneira possível”.

Para o prefeito Nagib foi uma grande satisfação em realizar e prestigiar seu primeiro JECO’s como gestor. “É muito gratificante e uma grande emoção em nosso primeiro ano na prefeitura poder realizar um evento tão importante e que envolve tantos jovens. Prefeitura de Codó fará a entrega não só das medalhas e troféus aos campeões, mas também o reconhecimento do brilhante trabalho executado durante esses 15 dias. Os jogos proporcionam a integração dos alunos de todas as escolas públicas e privadas, além de contribuir para o desenvolvimento integral do aluno-atleta, estimulando o pleno exercício da cidadania através do esporte. Daqui sairão grandes talentos e valorosos cidadãos. Parabéns que eu Deus abençoe a todos”, concluiu.

A Escola Batista mais uma vez liderou o quadro de medalhas (34 medalhas de ouro/ 20 pratas/ 07 de bronze), seguido das escolas Matta Roma (16 medalhas de ouro/ 06 de prata e 03 de bronze), Ananias Murad (14 medalhas de ouro/15 de prata/12 de bronze), e IFMA (13 medalhas de ouro/10 de prata/07 de bronze).

Nagib ajuda aluna com dificuldades de visão a voltar a estudar com conforto

Na manha desta terça-feira (20) o prefeito de Codó, Francisco Nagib, teve um emocionante encontro com codoenses que solicitaram o seu apoio. O prefeito recebeu a vista da Merendeira do Mercado Central, Dona Maria de Sousa, e sua Neta, Lorena Conceição de Sousa. O encontro foi para agradecer a ajuda de Francisco Nagib pela doação de óculos para sua neta volta a estudar. Lorena tinha alto grau de miopia e astigmatismo e estava encontrando muitas dificuldades para ler e escrever, o que prejudicava seu desempenho escolar.

Nós o encontramos na feira, eu contei caso para ele e graças a Deus ele nos ajudou muito. Estamos muito felizes. Agradeço muito ao prefeito Nagib. Ele me prometeu que iria dar os óculos pra Lorena e agora ela vai poder voltar a estudar bem, enxergando melhor”, disse Dona Maria de Sousa.

Na ocasião, o prefeito Nagib ainda conversou com Lorena e a presenteou com um pequeno livro de cordel, que conta um pouco de sua história. O Prefeito ainda recebeu outra codoense, que tinha lhe pedido ajuda para trabalhar e poder empreender. Francisco Nagib doou um kit para serviços da manicure e pedicure para ajudar no trabalho da cidadã.

Nagib tem 45 dias para acabar com as escolas de taipa em Codó.

O Ministério Público do Maranhão firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), em 8 de junho, com o Município de Codó, para a reestruturação das escolas do município, especialmente as da zona rural, que não apresentam condições estruturais de funcionamento.

Pelo acordo, o Município deve, no prazo de 45 dias, interditar imediatamente as unidades escolares de taipa, com a relocação dos alunos para salas de aula com estrutura básica de alvenaria, com banheiros e bebedouros adequados.

A Prefeitura também deverá elaborar um cronograma para a realização da construção de escolas ou salas de aula adequadas, sendo especificados os prazos de início e final das obras de cada unidade. O prazo não poderá ultrapassar o início do ano letivo de 2018. O projeto deverá ser enviado para o Ministério Público do Maranhão no prazo de 30 dias.

Com base no cronograma, o Município fará a construção, reforma ou ampliação das estruturas das escolas, adequando-as às especificações definidas pelo Ministério da Educação e conselhos estadual e municipal de Educação. O relatório detalhado das etapas das obras deverá ser encaminhado trimestralmente ao MPMA.

Em caso de descumprimento, foi estabelecido o pagamento de multa diária no valor de R$ 2 mil.

Assinaram o acordo a promotora de justiça Linda Luz Matos Carvalho, o prefeito de Codó, Francisco Nagib Buzar de Oliveira, o procurador-geral do Município, Leandro Cavalcante de Carvalho, e a secretária municipal de Educação, Deuzimar Costa Serra.

IRREGULARIDADES

Entre as escolas municipais da zona rural, que apresentam estrutura irregular, estão Demerval Sales (povoado Lagoa dos Sales), São Raimundo (povoado Felicidade), Filomena Catarina Moreira (povoado Boi não Berra), Nossa Senhora da Penha (povoado Penha), Delfina dos Santos (povoado São Benedito do Mozart), Marcelino Mendes (povoado Recreio), Menino Jesus (povoado Poço do Boi), Santa Catarina (povoado Santo Antônio dos Alves) e a unidade Santa Joana localizada no povoado Centro dos Britos.

Os prédios foram vistoriados no período de 31 de maio a 1º de junho de 2017 pela equipe da 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Codó que constatou a precária estrutura das referidas escolas, sem condições necessárias para o aprendizado, sendo, em sua maioria, de taipa e desprovidas de higiene, conforto e estrutura.

O MPMA atestou que nas escolas de taipa, o chão é de terra batida, não há ventilação nas salas, existem carteiras e quadros danificados, e há presença de insetos. Já nas de alvenaria, foram atestadas rachaduras em várias paredes, banheiros sem água e com mau cheiro, lâmpadas e ventiladores queimados e ausência bebedouros.

A Promotoria considerou que a utilização dos espaços para a educação de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos constitui uma afronta ao princípio da dignidade da pessoa humana, na qual alunos e professores são submetidos à situação degradante.

Prefeito Nagib sanciona Lei que beneficia estudantes de qualquer orientação religiosa

O prefeito de Codó, Francisco Nagib, sancionou nesta segunda-feira (5) a Lei Nº 22/17, aprovada na 14ª Sessão Ordinária da câmara, que dispõe sobre a aplicação de provas e a atribuição de freqüência a alunos impossibilitados de comparecer à escola, por motivo de liberdade de consciência ou de crenças religiosas.

No artigo 1º da lei, é assegurado ao aluno, por motivo de liberdade de consciência ou de crença religiosa, requerer a instituição de ensino, em que esteja regularmente matriculado, seja ela pública ou privada, ou de qualquer nível de ensino, que lhes sejam aplicadas atividades escolares em dias não coincidentes com o período de guarda religiosa.

A Instituição de ensino fixará data alternativa para a realização da obrigação acadêmica, que deverá coincidir com o período ou turno que o estudante estiver matriculado.

No artigo 2º, poderá o estudante, pelos mesmos motivos previstos no artigo 1º da lei, requerer a instituição de ensino que, em substituição de sua presença em sala de aula e para fins de obtenção de freqüência, lhe seja assegurado que a presença lhe seja dada em aula a ser ministrada em outro dia e horário, apresentar trabalho escrito ou qualquer outra atividade de pesquisa acadêmica determinados pela instituição, observando os parâmetros curriculares e o plano de aula do dia de ausência do estudante.

É uma Lei que irá possibilitar aos alunos a garantia de presença nos dias em estiveram em guarda religiosa e realizarem suas atividades escolares, como trabalhos, testes e provas, em horários alternativos, estabelecidos pela própria instituição de ensino. Isso significa o respeito às tradições religiosas de determinadas orientações de fé, como a dos Adventistas, que não podem realizar atividades aos sábados”, explicou o prefeito Nagib.