Luís Fernando poderá disputar vaga para Deputado Federal e deixar prefeitura nas mãos do cearense Eudes Sampaio.

Luis Fernando poderá deixar a prefeitura para disputar votos com Gil Cutrim na corrida rumo à Câmara Federal

Exclusivo – Tudo indica que o prefeito de São José de Ribamar, Luís Fernando Moura da Silva (PSDB), abandonará o barco mais uma vez. Enfrentando serias dificuldades em administrar a cidade, que agora tem uma população três vezes maior do que o município que comandou pela primeira vez em 2005, e com a obsessão em seu ex vice-prefeito, Gil Cutrim (PDT), Luís Fernando deverá deixar a prefeitura nas mãos do vice-prefeito, o cearense Eudes Sampaio (PTB), para disputar uma vaga na Câmara Federal.

A noticia foi dada na manha desta segunda-feira, 31, por um aliado do prefeito de São José de Ribamar, que acredita que Luís Fernando poderá tomar tal atitude movido apenas pela obsessão contra Gil Cutrim, traindo mais uma vez os eleitores.

Luís Fernando estaria disposto à ir pro racha contra o ex-prefeito Gil Cutrim. De acordo com o vereador, o próprio prefeito teria confessado que, caso Cutrim seja candidato a Deputado Federal, ele (Luis Fernando), estaria disposto a deixar a prefeitura para disputar uma vaga na Câmara Federal, e, movido exclusivamente pela obsessão e vaidade, ver quem teria mais votos.

O vereador pediu para não ter seu nome revelado, já que é aliado do ex-prefeito e do atual prefeito.

O cearense Eudes Sampaio já sonha com a saída de Luís Fernando .

“Essa obsessão de Luís Fernando tá virando uma loucura, tudo ele compara com Gil, chega até a nos deixar em sinuca de bico, porque somos amigos do ex-prefeito e do prefeito. Por último, durante um almoço, quando eu toquei na possibilidade de Gil ser eleito Deputado Federal, Luís Fernando atravessou a conversa e disse que no pau à pau, ele queria ver quem tem mais votos.” Disse o vereador.

Se Luís Fernando realmente deixar a prefeitura para disputar as eleições no ano que vem, será a segunda vez que deixará o cargo, o que poderá por fim a sua carreira política no município.

Do outro lado, Eudes Sampaio que não tem nenhuma expressão no município e carrega a antipatia da classe política, já vibra com a possibilidade de ganhar de mãos beijadas a prefeitura da terceira maior cidade do Estado.

Enquanto Luís Fernando não comunica a decisão ao seu grupo político, segue inaugurando obras executadas pelo ex-prefeito e participando de inaugurações de obras do Governo do Estado.

Gil Cutrim recebe apoios para sua pré-candidatura a deputado federal

O ex-prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim (PDT), recebeu nesta última sexta-feira os apoios oficiais do prefeito Erlanio Xavier (PDT – Igarapé Grande); do ex-prefeito Hernando Macedo (PC do B – Dom Pedro); e do vereador de São Luís, Ivaldo Rodrigues (PDT); à sua pré-candidatura a deputado federal.

Também participou do encontro o deputado federal, presidente do PDT do Maranhão e pré-candidato ao Senado, Weverton Rocha.

“O Gil, apesar de jovem, é um político muito bem articulado e um gestor público que, ao contrário do que dizem alguns poucos oposicionistas, realizou um bom trabalho em São José de Ribamar, mesmo diante das inúmeras dificuldades financeiras. Tenho certeza que será um parlamentar atuante e que trabalhará, em Brasília, pelos municípios do Maranhão”, afirmou Macedo.

Avaliações semelhantes fizeram Xavier e Rodrigues. De acordo com eles, seus apoios a Cutrim refletem um sentimento que, hoje, reina na população maranhense, que quer uma renovação nos quadros da política do estado.

Gil Cutrim agradeceu os apoios dos três políticos. Ele ratificou o seu compromisso de continuar trabalhando pelo desenvolvimento do estado e de suas cidades.

Cutrim conta, ainda, com os apoios de vários outros gestores municipais e lideranças políticas de regiões diversas do Maranhão.

Tribunal de Justiça revoga decisão que determinava o bloqueio dos bens do ex-prefeito Gil Cutrim

Desembargador Paulo Velten, além de tornar sem efeito despacho do juízo de primeiro grau, desmontou as alegações feitas pelo MPE

O Tribunal de Justiça do Maranhão, em decisão proferida nesta última terça-feira (25), tornou sem efeito despacho do juízo de primeiro grau que bloqueou os bens do ex-prefeito do município de São José de Ribamar, Gil Cutrim (PDT).

A decisão da 1ª Vara Cível da cidade foi emitida semana passada e atendeu ação civil pública movida pelo Ministério Público Estadual.

A promotora Elisabeth Mendonça baseou a ação, com pedido de indisponibilidade dos bens de Cutrim, seis funcionários do município e cinco empresários, em supostas irregularidades contidas em um convênio, firmado em 2013, entre prefeitura e governo do estado, através da Secretaria das Cidades, para asfaltamento de vias no município.

O relator do agravo de instrumento impetrado pelo ex-prefeito, desembargador Paulo Velten, além de revogar decisão do juízo de primeiro grau, desmontou as alegações feitas pela promotora de Justiça.

Para Velten, “examinando a prova dos autos, não há nenhuma comprovação de que o agravante [Gil Cutrim] tenha autorizado o pagamento integral do valor do objeto do convênio. Ao contrário, conforme se verifica das peças juntadas no inquérito civil e que instruem a ação de improbidade, a informação que exsurge é a de que o Estado do Maranhão somente havia repassado ao município de São José de Ribamar o valor equivalente a 70% do convênio, retendo os 30% finais. Nesse caso, sem ter recebido o valor total, não havia como o agravante efetuar o pagamento integral dos serviços contratados que deveriam ser executados em função do mesmo convênio”.

De acordo com o desembargador, “de mais a mais, o que se verifica também é que tanto o convênio estabelecido com o Estado do Maranhão, quanto o contrato firmado como a empresa responsável pela execução dos serviços, continuam em vigor, motivo pelo qual também não se pode dizer que a obra pública encontra-se inacabada, como reconheceu equivocadamente a decisão agravada”.

Paulo Venten finalizou afirmando que não existem indícios mínimos que apontem ato de improbidade lesivo ao erário público e, por conta disso, está suspensa a ordem para bloqueio dos bens do ex-prefeito.

Flávio Dino deve entregar Cais de São José de Ribamar antes do carnaval.

Obras iniciadas em 2016 deve ser entregue antes do carnaval.

Prevista para ser entregue no final do primeiro trimestre de 2017, a obra de requalificação do Cais de São José de Ribamar, foi vistoriada pelo presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Ted Lago, e técnicos de engenharia, nesta semana. O empreendimento de grande porte está sendo realizado no terceiro município mais populoso do Maranhão e o investimento é de R$ 1,9 milhão, custeados pelo Governo do Maranhão.

 “Faltam pequenas coisas, basicamente acabamento. A maior parte da obra pesada já foi concluída. As chuvas estão atrapalhando um pouco, mas vamos fazer um grande esforço para entregar a obra antes do carnaval. Nessa obra nós estamos recuperando o acesso, recuperação do quebra mar, a limpeza, a recuperação da estrutura, da escadaria de acesso e revitalizar para o uso náutico, para que as embarcações possam operar, as embarcações de turismo e passageiros, transformando nos finais de semana um grande ponto. A Secretaria de Turismo e Cultura vai realizar ações no local”, avaliou o presidente, Ted Lago.

A obra trouxe ao povo ribamarense oportunidade de emprego, a expansão do turismo, além de prospecção de melhorias da qualidade de vida dos moradores, por meio da implantação de uma central de ginástica, que será disponibilizada no eixo do cais à população.

A requalificação do Cais de Ribamar foi uma das primeiras demandas solicitada pelo ex-prefeito Gil Cutrim (PDT) e atendida pela gestão Flávio Dino, que contemplou o município com a construção do cais com exatos 4.660 metros quadrados de área. A obra prevê melhorias no entorno, ponte e píer, incluindo restauração da iluminação, pavimentação e recuperação estrutural, construção de uma área de passeio público com praça, arborização, ciclovias e academia ao ar livre.

Além disso, está prevista a instalação de um posto policial, de uma estação de tratamento de esgoto e de drenagem pluvial. O objetivo é atender as pequenas embarcações da região, e, ao mesmo tempo, fomentar o turismo local.

O Governo, representado pela Emap, fechou uma parceria com a Prefeitura de São José de Ribamar para a estruturação de uma área com um parque com equipamentos de ginástica para idosos e jovens. A área fica no eixo central da estrutura, levando ao ribamarense o lazer e o incentivo à prática esportiva.

O instrumento que está sendo resgatado é de domínio da Empresa Maranhense de Administração Portuária e há mais de 40 anos nunca havia sido lembrado para que pudessem desenvolver um projeto grandioso como este que estará sendo entregue à população até o final do ano.

PARCERIA ENTRE GOVERNO DO ESTADO E PREFEITURA VAI RECUPERAR MALHA VIÁRIA DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR

gileclaytonEm reunião de trabalho realizada nesta última segunda-feira (17), o prefeito Gil Cutrim (PDT) recebeu do secretário estadual de Infraestrutura, Clayton Noleto, a garantia de que o governo irá apoiar a prefeitura no trabalho de recuperação da malha viária do município de São José de Ribamar.

Terceira maior cidade do Maranhão em número de habitantes e com mais de 100 bairros distribuídos em um território de 400 km, Ribamar, hoje, tem o setor da infraestrutura como um dos principais problemas, principalmente devido a ação do inverno rigoroso e a falta de recursos da prefeitura, ocasionada pela constante queda de repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Ficou acertado durante o encontro que os serviços beneficiarão os chamados grandes corredores urbanos da cidade – onde é intenso o fluxo de veículos e do transporte coletivo intermunicipal – e vias internas de bairros, o que deverá totalizar um trajeto de cerca de 10 km.

Nos grandes corredores, os trabalhos terão início no fim deste mês, ou começo do próximo, na Avenida Nossa Senhora da Vitória, via que também corta os territórios de Paço do Lumiar e São Luís. Na Avenida, além da recuperação asfáltica, serão implantados pontos de drenagem das águas pluviais, o que evitará alagamentos. Em seguida, os serviços serão levados para outras grandes vias, como a Avenida Paraíso, principal do Jardim Tropical, bairro localizado na chamada região das Vilas de São José de Ribamar.

Clayton Noleto aproveitou a oportunidade para destacar o empenho do prefeito e o trabalho de elaboração do projeto de revitalização (obras de drenagem profunda, asfaltamento e urbanização) da Nossa Senhora da Vitória, que foi feito pela prefeitura ribamarense e entregue ao estado ainda na administração passada.

De acordo com ele, o projeto, tão logo seja executado com o apoio do governo, transformará a via em um dos principais corredores da Grande Ilha, uma vez que a mesma corta os territórios de três municípios e tem ligação direta com a MA- 202 (Estrada da Maioba).

Gil Cutrim agradeceu o apoio do governo estadual. Ele lembrou da obra de asfaltamento e implantação de drenagem da profunda executada pelo estado e que beneficiou milhares de pessoas que, diariamente, transitam pela Avenida Tancredo Neves, popularmente conhecida como Estrada do Socorrão II.

Segundo o prefeito, somente desta forma, unindo forças, será possível vencer a crise financeira vivida pelo município e atender os anseios dos moradores.

GIL CUTRIM E FLÁVIO DINO ENTREGAM NOVA ESTRADA DO SOCORRÃO II

gilcutrimeflaviodinoSÃO JOSÉ DE RIBAMAR – O governador Flávio Dino (PC do B) e o prefeito Gil Cutrim (PDT) inauguraram neste sábado (06), durante uma grande festa popular, a nova Avenida Tancredo Neves, popularmente conhecida como Estrada do Socorrão II.

A solenidade contou com as presenças de várias lideranças políticas e comunitárias de São José de Ribamar, dentre elas o deputado Glalbert Cutrim (PDT);  deputados federais; e vereadores.

A execução das obras de drenagem profunda e pavimentação, em um trecho de cerca de um quilômetro localizado no território do município de São José de Ribamar, foram solicitações feitas por Cutrim ao governador ainda no ano passado e figuravam como uma das principais reivindicações dos moradores desta região do município.

“Hoje, a Estrada do Socorrão II está maravilhosa. Com a obra de drenagem, não mais teremos que conviver com os constantes alagamentos e buracos. Queremos agradecer o prefeito Gil Cutrim e o governador Flávio, que uniram forças e executaram este importante trabalho”, afirmou o comerciante José Feitosa Lima, morador da Vila Cafeteira e que utiliza a Tancredo Neves diariamente.

Gil Cutrim agradeceu o apoio do Governo do Estado. De acordo com o prefeito, ao atender um importante pleito da população e da classe política ribamarense, o governador mostrou, mais uma vez, que tem compromisso com a cidade.

“Muito em breve, tenho certeza, estaremos juntos, eu e o governador, anunciando mais ações no setor da mobilidade urbana que, em muito, irão contribuir com o desenvolvimento de São José de Ribamar e melhoria da qualidade de vida do povo”, disse Cutrim.

A afirmação do prefeito foi ratificada pelo próprio Flávio Dino. Segundo o governador, a administração estadual sempre estará de mãos dadas com as Prefeituras da Grande Ilha objetivando implementar novas políticas públicas que promovam o desenvolvimento das cidades e de suas populações.

Gil Cutrim vistoria obra de construção do Liceu Ribamarense III

imageO prefeito Gil Cutrim vistoriou, neste sábado (02), a obra de construção da Escola Municipal Liceu Ribamarense III, unidade pública de ensino em tempo integral que está sendo implantada na Vila Sarney Filho, bairro localizado na região das Vilas do município de São José de Ribamar.

Construído com recursos próprios do município, o Liceu das Vilas é a terceira e maior unidade pública de ensino em tempo integral que está sendo implantada na cidade. A exemplo das Escolas Municipais Liceu Ribamarense I (Sede) e Liceu Ribamarense II (Parque Jair), possuirá dez salas de aula; laboratório de informática; com um computador (conectado a Internet) para cada aluno; laboratório de ciências; sala de multimídia; biblioteca com amplo acervo; brinquedoteca; área de vivência; quadra poliesportiva com arquibancada; refeitório; playgroud; secretaria, sala de professores; cozinha industrial com capacidade para produzir diariamente mais de mil refeições; além de área para estacionamento. A unidade ensino terá capacidade para atender 400 alunos divididos no Ensino Fundamental (320 estudantes) e Educação Infantil (80).

“Apesar das dificuldades financeiras, a obra segue o seu ritmo e será entregue ao povo nos próximos meses. Com os Liceus I, II e III nossa administração reforça e complementa a primeira rede de ensino público em tempo integral do município e do Maranhão”, afirmou Cutrim, que participou da vistoria acompanhado de lideranças políticas e comunitárias.

O prefeito conversou com os moradores, ouviu suas reivindicações e anunciou que, tão logo passe o período chuvoso, será iniciado um amplo trabalho de melhoramento e recuperação de vias dos bairros da região das Vilas.

“O prefeito Gil conversa diretamente com os moradores, nos ouve. Esse modelo de administração participativa é importante porque nos dá a oportunidade de falar pessoalmente com o gestor”, disse a dona de casa Silvia Moreira, moradora da Sarney Filho e que também acompanhou a vistoria no Liceu III.

UBS – Na Maiobinha e Vila Flamengo, Gil Cutrim acompanhou os trabalhos de reforma e ampliação das Unidades Básicas de Saúde dos dois bairros.

As obras também estão sendo custeadas pela prefeitura e visam ampliar o atendimento nesta região de São José de Ribamar.

“É um serviço importante porque a região das Vilas é a mais populosa da cidade. São milhares de pessoas que necessitam de um atendimento de maior abrangência. Os moradores pediram este trabalho ao prefeito Gil e ele prontamente atendeu”, relatou o motorista Israel Silva, morador da Flamengo.

Gil Cutrim promove reforma administrativa em São José de Ribamar

9324O prefeito do município de São José de Ribamar, Gil Cutrim, anunciou, nesta quarta-feira (22), reforma administrativa no seu quadro de secretários municipais. Assumiram as Secretarias Municipais de Governo e de Meio Ambiente os ex-secretários estaduais Alberto Franco e Fredson Froz, respectivamente.

As mudanças, de acordo com o próprio prefeito, visam oxigenar a administração municipal, dando mais eficiências aos serviços públicos e aproximando-a, cada vez mais, da população. “Nosso governo é participativo, popular. E nossa meta será estar mais presentes nos bairros, dialogando diretamente com o povo, ouvindo suas reivindicações e trabalhando para atende-las de forma mais ágil”, explicou Cutrim.

Ex-secretário estadual de Assuntos Estratégicos, Alberto Franco assumiu a SEMGOV no lugar do economista Pedro Oscar, que foi remanejado para a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, pasta que o mesmo já comandou.

“É uma honra, e ao mesmo tempo um grande desafio, comandar a Secretaria responsável pela articulação com todos os demais órgãos da administração municipal. Nosso objetivo, atendendo determinação do prefeito Gil, será aproximar, cada vez mais, o governo da população. São José de Ribamar, a exemplo de todos os municípios brasileiros, passa por sérias dificuldades financeiras. A realidade da cidade, hoje, é outra. Possui mais de 230 mil habitantes, mas recebe recursos correspondentes a um contingente populacional de 160 mil pessoas. Nossa missão, juntamente com os demais secretários, será trabalhar de maneira mais ágil para atender os pleitos dos ribamarenses”, afirmou Franco, que já exerceu os mandatos de vereador de São Luís e deputado estadual.

Além das ações voltadas para o Meio Ambiente, Fredson Froz, que ano passado exerceu o cargo de secretário estadual de Cidades, terá a missão de fazer a articulação com os demais municípios da Ilha sobre ações conjuntas e parceiras que possam vir a ser desenvolvidas. “O Meio Ambiente recebeu também a incumbência de articulador de Assuntos Metropolitanos. O prefeito Gil é um ferrenho defensor da metropolização, de fato. E iremos trabalhar no sentido de estabelecer parcerias administrativas em vários setores com São Luís, Paço e Raposa, que são municípios mais próximos”, disse Froz.

Administrações Regionais e Conselho de Gestão – O ex-vereador Ribamar Dourado, que estava comandando a Secretaria Municipal de Articulação Política, assumiu a Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Renda. O também ex-vereador Edson Calixto, que estava no Meio Ambiente, retornou à Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.

Reinard Ferreira assumiu a Secretaria Municipal da Fazenda, antes chamada de Secretaria Municipal da Receita, Urbanismo e do Patrimônio Público Imobiliário. O antigo titular da pasta, Gilvan Oliveira, foi nomeado para assumir a Administração Regional da Área Semi Urbana.

A implantação das Administrações Regionais, espécies de Sub Prefeituras, também foi outro ponto de destaque da reforma administrativa promovida por Gil Cutrim.

Sônia Menezes, que estava na Assistência Social, assumiu a Administração Regional da Sede da cidade. Isaac Buarque de Holanda, que comandava a pasta da Agricultura, assumiu a Administração Regional da Região da Zona Rural.

“As Administrações Regionais visam fazer com que o governo municipal esteja mais próximo da comunidade. E é com este objetivo que iremos acelerar o ritmo de trabalho a partir de agora”, disse Cutrim.

O prefeito também anunciou a implantação do Conselho de Gestão do Município, que terá como atribuição promover reuniões permanentes de avaliações envolvendo todos os órgãos do município.

“No Conselho, iremos avaliar as ações que estão sendo desenvolvidas, verificar se estão atendendo aos anseios da população e trabalhar para que as mesmas sejam totalmente eficientes”, finalizou o gestor.

Glalbert e Gil Cutrim destacam ações da prefeitura no aniversário de Codó

imageO deputado Glalbert Cutrim (PRB) e o presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), prefeito Gil Cutrim (São José de Ribamar), destacaram nesta última quinta-feira (16), durante o aniversário de 119 anos de emancipação política e administrativa do município de Codó, as ações importantes desenvolvidas pela administração do prefeito Zito Rolim (PV) como forma de presentear os codoenses.

Durante a programação festiva, o prefeito inaugurou importantes novas obras, dentre elas o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEUs); as Academias de Saúde dos bairros São Francisco e Trizidela; e a Unidade Básica de Saúde da localidade São Sebastião – todas executadas com recursos federais com contrapartida do município.

“A melhor forma de se comemorar um aniversário é presenteando o povo com novos equipamentos públicos. O prefeito Zito e toda a sua equipe estão de parabéns”, afirmou Gil Cutrim, que participou da programação representando os prefeitos e prefeitas maranhenses.

Deputado estadual mais votado na cidade nas eleições do ano passado, Glalbert Cutrim, além de parabenizar a administração municipal, fez questão de, mais uma vez, agradecer o apoio e carinho que recebe dos codoenses.

“Considero Codó como a minha casa. Todas as vezes que venho na cidade sou muito bem recebido pelo povo, que me dá diversas manifestações de carinho e apoio. Quero ratificar o meu compromisso com o município no sentido de continuar trabalhando no Parlamento Estadual pelo seu desenvolvimento”, comentou o deputado que representou a Assembleia Legislativa no evento.

Zito Rolim agradeceu as presenças de Glalbert e Gil Cutrim e se disse honrado e satisfeito com o apoio que a cidade e seu povo recebem dos dois políticos. “Na Assembleia, o Glalbert já demonstrou ser um deputado atuante e municipalista. Já o Gil, na condição de presidente da FAMEM, também vem trabalhando muito em favor das cidades maranhenses. Portanto, Codó e seu povo estão satisfeitos em sempre receber o apoio e carinho destes dois políticos”.

Obras – Construído em uma área localizado na região central da cidade, o CEUs é um complexo esportivo e cultural dotado de ótima infraestrutura (possui quadra poliesportiva, rampa de skate, anfiteatro, biblioteca, sala para capacitações, laboratório de informática) para oferecer lazer, entretenimento e educação aos moradores.

As Academias de Saúde são espaços dotados de equipamentos, estrutura e profissionais qualificados com o objetivo de contribuir para a promoção da saúde e produção do cuidado e de modos de vida saudáveis da população codoense.

Já a UBS do bairro São Sebastião, além de profissionais qualificados e ótima infraestrutura, oferecerá aos moradores atendimento domiciliar.

Gil Cutrim e Sebastião Madeira acertam detalhes do “Município em Foco” em Imperatriz

imageEm reunião de trabalho realizada na noite desta segunda-feira (23), o presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), prefeito Gil Cutrim (São José de Ribamar), e o prefeito Sebastião Madeira (PSDB) acertaram os últimos detalhes do encontro entre gestores públicos municipais e a Bancada Federal Maranhense que ocorrerá nesta próxima sexta-feira (27), no Aracati Officer, em Imperatriz.

Mais de 90 gestores (prefeitos e prefeitas de várias regiões do estado) já confirmaram presença no evento, que figura como a primeira atividade da versão 2015 do “Município em Foco”, projeto desenvolvido pela entidade municipalista, e que transformará, por um dia, a cidade tocatina na capital política do Maranhão, sendo palco de importante debate sobre a situação dos municípios.

Gil e Madeira conversaram sobre a sistemática do encontro, que contará com as participações de outros agentes da classe política maranhense, dentre eles deputados estaduais; vereadores; representantes do Governo do Estado e do Governo Federal.

“Será uma grande plenária na qual abordaremos vários assuntos de interesse dos prefeitos e prefeitas. O objetivo, além de estreitar os laços entre os vários agentes da
classe política do estado, é fortalecer o municipalismo discutindo e encontrando soluções para as problemáticas das cidades em vários setores”, afirmou Cutrim.

Para Sebastião Madeira, o encontro será uma oportunidade única para que os gestores municipais, em especial os da Região Tocantina e do Sul do Maranhão, dialoguem diretamente com a classe política e os agentes representativos dos governos estadual e federal.

“Será um marco porque será a primeira vez, depois de anos, que os membros da Bancada Federal estarão no município de Imperatriz, além de dezenas de prefeitos e prefeitas”, disse.

O encontro em Imperatriz também integra um rol de ações da Famem e da Bancada que visam manter um canal permanente de diálogo entre os agentes da classe política no sentido de discutir e acompanhar permanentemente as proposições de interesse dos municípios que estão tramitando no Congresso Nacional.