Dr. Miguel Lauand segue pavimentando ruas e reconstruindo Itapecuru Mirim

O prefeito de Itapecuru Mirim, Dr. Miguel Lauand (PRB), desde que assumiu a prefeitura, no início do ano, tem determinado aos seus secretários, ritmo acelerado para reconstruir o município, que durante os últimos anos ficou completamente abandonado pela gestão passada, vendo suas ruas e pontes sendo destruídas pela falta de manutenção.

No início do mês, foram realizados serviços de reconstrução da Galeria, que já havia passado por desobstrução.

A secretaria de obras também iniciou operação tapa-buracos e pavimentação de ruas, garantindo mais estrutura para a população do município.

Após anos de abandono, a Galeria foi desobstruída e reconstruída.

Nessa primeira etapa, foram incluídas no cronograma de pavimentação as Ruas Alarico Lima e Padre Possidônio Monteiro, no Bairro Piçarra, e a Rua José Domiciliano Siqueira, no Bairro Torre, que deve ser concluída ainda esta semana.

Também foram recuperadas pela operação tapa-buracos, diversas ruas que estavam em completo estado de destruição, entre elas, as ruas Coronel Catão, Abdala Buzar, Mariana Luz e  Avenidas Gomes de Sousa e Provessor Raimundo Nonato Ferraz.

Itapecuru Mirim: População participa de audiência para elaboração do PPA.

A Prefeitura Municipal realizou na manhã desta quinta-feira (24 de agosto) a audiência pública para a elaboração do Plano Plurianual (PPA), que discutiu as ações do executivo municipal para os próximos quatro anos, 2018/2021, conforme determina a legislação que trata da transparência e gestão fiscal. Membros do Poder Legislativo, Ministério Público e sociedade civil estiveram presentes.

O Prefeito Dr. Miguel Lauand (PRB) classificou o momento como importante, pois ali estava sendo trabalhado um elemento que ajudará a conhecer, estudar e diagnosticar os problemas da cidade, traçando diretrizes que possam ser obedecidas pelo executivo, nos próximos quatro anos.

“Estamos inseridos num sistema político-partidário, social e econômico falido, onde vive-se uma crise sem previsão de término. Por isso, acredito que os gestores devem ter compromisso e responsabilidade com aquilo que está sendo desenvolvido para a sociedade. O PPA deve ser planejado de maneira humilde e realista, para que sejam feitos planos e metas reais, sem que ninguém se deixe levar por utopias. Demandas e necessidades existem, mas a receita é incógnita, o que não está dando segurança para nenhum governo, seja da esfera federal, estadual ou municipal.” Avaliou o prefeito.

Voltando a enfatizar que se deve trabalhar com a realidade, Dr Miguel disse que a Prefeitura de Itapecuru hoje administra um débito de R$ 40 milhões, e ao mesmo tempo luta para colocar em pleno funcionamento todas as políticas públicas. Lauand pediu empenho aos assessores e apoio da população, para que sejam enfrentados os problemas, que se busque o equilíbrio entre receita e despesa, e só assim Itapecuru poderá sair dessa grave crise.

A audiência foi finalizada com uma palestra do setor de finanças da prefeitura, seguida de grupos de trabalho, formado pela sociedade, onde foram elaboradas propostas de políticas públicas municipais em diversos segmentos (educação, saúde, assistência social, cultura, turismo, esporte, meio ambiente e infraestrutura), que logo depois foram explanadas a todos os presentes.

Prefeitura de Itapecuru Mirim convida população para Audiência Pública de elaboração do PPA

O Prefeito de Itapecuru Mirim, Dr. Miguel Lauand (PRB), convida toda a população para participar da I Audiência Pública para elaboração do Plano Plurianual – PPA – que acontecerá nesta quinta-feira (24), às 9h, no Auditório do IPEM, localizado na Avenida Gomes de Sousa, no Centro do município.

A audiência deverá discutir as ações do executivo municipal para os próximos quatro anos, 2018/2021, conforme determina a legislação que trata da transparência e gestão fiscal, além de permitir que os participantes possam dar sugestões quanto à aplicação dos investimentos em obras que atendam às necessidades da população.

Segundo o prefeito do município, este é o momento oportuno para que as entidades representativas e a população em geral possa colaborar com a gestão, apresentando sugestões de ações que possam contribuir com o município.

Plano Plurianual – PPA

O Plano Plurianual está previsto no artigo 165 da Constituição Federal e estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelos Governos Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos. A Lei de Diretrizes Orçamentárias estabelece as metas e prioridades da administração pública municipal, e dispõe sobre critérios e normas que garantam o equilíbrio das receitas e despesas do Orçamento.

Prefeito de Itapecuru Mirim sanciona lei que cria o Consórcio da Balaiada.

O Prefeito de Itapecuru Mirim, Dr. Miguel Lauand (PRB), sancionou, durante audiência pública realizada na Câmara Municipal, na última sexta-feira (18), a lei nº 1390, que dispõe sobre a ratificação do protocolo de intenções com a finalidade de instituir o Consórcio da Balaiada. O evento contou com a participação da classe política do município, representantes da cultura regional, e membros da sociedade civil organizada

Dr Miguel classificou o momento como histórico, pois propicia o desenvolvimento de Itapecuru por meio do turismo e da cultura.

Ele se diz satisfeito com o engajamento dos prefeitos das cidades por onde a rebelião passou, de criar um pólo turístico que agrega valores ao segmento no estado do Maranhão, somando ao dinamismo social e econômico das cidades da regional.

Lauand aproveitou a oportunidade para agradecer a participação institucional do SEBRAE e parabenizou a coordenação do Projeto Balaiada. De acordo com o prefeito, Itapecuru está preparada para receber o consórcio, que será um diferencial para o progresso de nosso município.

O Consórcio será uma ferramenta a mais para o desenvolvimento regional do Vale Itapecuru e Baixo Parnaíba.

Durante a audiência, também foi criado o Parlamento Maranhense dos Consórcios Públicos Intermunicipais (Femaci), que será representado pelo Sr. Ronald Damasceno

Prefeitura de Itapecuru Mirim realiza XII Conferência de Assistência Social

Realizada no dia 25 de julho (terça-feira), a VII Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”. O evento é uma iniciativa da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Servidores públicos e a sociedade civil organizada compareceram  ao ato, que contou com uma palestra de Andreia Lauande – Secretária Municipal da Criança e Assistência Social de São Luis. No período vespertino, os participantes se dividiram em eixos, onde elaboraram propostas de políticas públicas para serem adotadas pelo município, e serem sugeridas para o estado e a união. A Secretária Municipal de Assistência Social do município, Teresa Lauand, a assistente social Soraya Mendes e a ex-vereadora Eliane Quilombola foram escolhidas para representarem Itapecuru na Conferência Estadual.

Teresa Lauand destacou a importância do controle social, do qual a conferência é um instrumento que dá voz à sociedade civil no processo de políticas públicas de assistência social. Os eixos debatidos nortearão as discussões e as colocarão mais próximas dos usuários.

O Prefeito Dr. Miguel Lauand (PRB) enfatizou a importância de discutir os problemas e elaborar idéias que resultem em um processo consolidado em prol da população. Ele espera êxito nas propostas aprovadas, que serão executadas diante da inserção do programa plurianual municipal, garantindo assim o sucesso dessa conferência.

Alegria e organização marcam semana de aniversário de Itapecuru Mirim

O prefeito de Itapecuru Mirim, Dr. Miguel Lauand (PRB), preparou uma grande festa em comemoração aos 147 anos de emancipação política da cidade durante uma semana inteira, para a população.

As festividades começaram na manha do domingo, 09, com  uma missa em ação de graça. A noite, foi celebrado um culto.

Na segunda, foi realizada uma ação de consciência ambiental nas margens do Rio, e lançado a campanha Itapecuru Consciênte, com instalação do lixometro. A tarde, na praça  Gomes de Sousa, foi a vez das mulheres serem presenteadas com a realização da I Feira da Mulher Empreendedora. Em seguida, artistas da casa mostraram seu talento para o público presente.

Na terça-feira, as festividades continuaram com Torneio de Xadrez. Na quarta-feira foram realizados torneios de Voley, Basquete e Futebol de Rua, valorizando esportistas locais. A festa foi encerrada com apresentações folclóricas locais.

Quinta-feira, um grande aulão de Zumba animou o público na Praça do Viva Aviação.

Sexta-feira as festividades começaram 5hs da manhã, com uma grande Maratona que movimentou a cidade inteira. Em seguida, foi a vez dos ciclistas. Ainda teve torneio de futebol para a Velha Guarda, e abertura do campeonato Sub-20.

Tudo isso, durante o dia inteiro, porque a noite, o publico compareceu em peso para festejar os 147 anos da cidade com muita musica e alegria.

A festa contou com a participação  do DJ Gleison Lopez, da banda Federais do Forró, do rei do swing, Bruno Shinoda, e encerrou com a grande atração da noite, Dorgival Dantas.

Durante as festividades, o prefeito Dr. Miguel Lauand garantiu ao público que agora a cidade está entrando nos trilhos, e que Itapecuru voltará a ter o melhor carnaval do Maranhão.

Com muita segurança e organização, as festividades de aniversário da cidade foram elogiadas pelo publico presente, que há muito tempo não via os governantes e o publico com tanta sintonia.

Prefeitura de Itapecuru Mirim intensifica recuperação de ruas.

Prefeito de Itapecuru Mirim acompanha de perto qualidade do asfalto aplicado na recuperação de ruas.

O prefeito de Itapecuru Mirim, Dr. Miguel Lauand (PRB), acompanhou de perto, na manha desta quarta-feira (12), o inicio dos trabalhos da operação tapa-buracos, que irá recuperar varias ruas do município. Como já é sua marca registrada, Lauand fiscalizou de perto a qualidade do asfalto aplicado e certificou-se, inloco, dos serviços prestados pela empresa vencedora da licitação.

A primeira rua a receber os serviços foi a Avenida Gomes de Sousa, importante via localizada no Centro de Itapecuru Mirim.

Seguindo o cronograma da Secretaria de Infraestrutura, a equipe deverá executar serviços de recuperação na Aviação, Torre e na Galeria.

“A falta de manutenção dessas ruas pela gestão passada comprometeu o asfalto em diversos pontos do município, acredito que com dedicação e compromisso, iremos recuperar várias vias importantes.” Destacou o Secretário Mauro Henrique.

Limpeza de galerias e esgotos

No inicio do mês, a prefeitura realizou a limpeza e desobstrução de esgotos e galerias, entre eles, pontos de esgotos da Rua 1º de Maio e a Galeria, localizada no bairro que leva o mesmo nome.

Prefeitura executa serviço de limpeza de galerias e esgotos de Itapecuru Mirim.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo, iniciou os trabalhos de limpeza de galerias e esgotos em vários pontos da cidade. O trabalho começou pela “Galeria” localizada no bairro que leva o mesmo nome.

Sem receber nenhuma ação do Poder Público há mais de 12 anos, a limpeza retirou muita lama e resíduos solos decorrentes das chuvas. Também foram executados serviços de desobstrução de vários pontos de esgoto na Rua 1º de Maio.

Atendendo determinação do Prefeito Dr. Miguel Lauand (PRB), o secretário Mauro Henrique vem coordenando a equipe da Secretaria de Infraestrutura, que também já garantiu a recuperação de algumas pontes e vicinais.

No mês de junho, foram realizados serviços de recuperação da Vicinal que liga a sede do município ao Povoado Barriguda, além da Ponte da Francilisa que dá acesso ao Povoado Olho D’Aguá, Parque Guaribas e Recanto 1 (Canto do Peixe).

Foram executados também, serviço de nivelamento da Vicinal do Tabuleiro, principal estrada que leva ao Matadouro Municipal.

“Temos trabalhado todos os dias sem parar, desde o primeiro dia do ano, pois encontramos uma cidade abandonada pela gestão passada, e o prefeito Dr. Miguel Lauand determinou que a palavra de ordem seria reconstruir Itapecuru, por isso, estamos trabalhando em varias frentes. A limpeza das galerias, também evita a proliferação do mosquito da dengue, por exemplo. Já nas Vicinais e pontes, estamos cumprindo o que foi determinado pelo prefeito, e garantindo acessibilidade à todos os povoados do município.” Destacou o secretario.

Prefeitura de Itapecuru promove oficinas de qualificação

A Prefeitura Municipal de Itapecuru Mirim, por meio das Secretarias de Saúde e da Mulher e Igualdade Racial, realizou a Oficina de Qualificação de Lideranças Quilombolas, Ribeirinhas, Extrativistas e de Profissionais da Saúde, que visa fortalecer os serviços da área e o movimento social.

A ação faz parte da Política Nacional de Educação Popular em Saúde, que propõe metodologias e tecnologias para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo ela uma prática voltada para a promoção, a proteção e a recuperação da saúde a partir do diálogo entre a diversidade de saberes, valorizando os mais populares, a ancestralidade, a produção de conhecimentos e a inserção destes no SUS.

As práticas e as metodologias da Educação Popular em Saúde possibilitam o encontro entre trabalhadores e usuários, entre as equipes de saúde e os espaços das práticas populares de cuidado, entre o cotidiano dos conselhos e dos movimentos populares, ressignificando saberes e práticas. São propostas ações em quatro eixos: participação, controle social e gestão participativa; cuidado em saúde; formação, comunicação e produção de conhecimento; intersetorialidade e diálogos multiculturais.

Além de profissionais da saúde, participaram representantes das comunidades quilombolas locais.

Povoado Felipa é beneficiado com Ônibus Escolar e recuperação da estrada.

O Prefeito de Itapecuru, Dr. Miguel Lauand (PRB), determinou, por meio da Secretaria de Educação, a entrega de um Ônibus Escolar que beneficiará a comunidade do Povoado Felipa. Participaram da solenidade de entrega, o Presidente da Câmara Carlos Junior, o vereador Neguinho da Saúde; o Secretário de Esporte e Lazer Zeca do PT, o Presidente da UNIQUITA Elias Belfort, superintendentes e técnicos da Secretaria da Educação e líderes quilombolas do município.

Com a ação, a prefeitura pretende fomentar a rede municipal de ensino e proporcionando aos alunos todos os benefícios que a classe estudantil precisa para aprimorar o aprendizado e o acesso a ele.

Além do Ônibus Escolar, o prefeito Miguel Lauand determinou, nessa quarta-feira a recuperação da estrada vicinal que liga o povoado.

De acordo com moradores locais, até dezembro, a estrada estava completamente abandonada, sem nenhuma condição de trafegabilidade.

“Aqui não tinha condições de passar nem carro, nem ônibus, a estrada estava completamente abandonada. Dr. Miguel veio aqui e garantiu que iria mudar nossa realidade, o que está acontecendo de verdade.” Avaliou o aposentado Sr. João Pedro.